O oficial da Força Aérea Darcton Policarpo Damião assumirá o cargo de presidente interino do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O anúncio foi feito pelo ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes.
A troca no comando do órgão acontece em meio às críticas, pelo presidente Jair Bolsonaro, à divulgação de dados sobre desmatamento na Amazônia.
Leia também
Em um vídeo publicado em uma rede social, Marcos Pontes afirmou ter levado em conta capacidade de gestão, conhecimento sobre o instituto e conhecimento sobre desmatamento.
"Estamos no processo de substituição do presidente do Inpe. Nesse processo, temos de colocar um diretor interino. Depois, fazer a chamada para um comitê de busca, para eleger uma lista tríplice e dessa lista tríplice sai o novo diretor", afirmou o ministro no vídeo.
Mais cedo, nesta segunda-feira, Marcos Pontes já havia dito que cogitava nomear um militar da Aeronáutica para o cargo.
Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, o novo presidente do Inpe é formado em Ciências Aeronáuticas pela Academia de Força Aérea.
"Ele é doutor na área de desmatamento, tem passagem pelo Inpe, é uma pessoa de confiança logicamente e é uma pessoa que tem capacidade de gestão já demonstrada nos diversos cargos que exerceu", afirmou Marcos Pontes no vídeo em que anunciou a escolha.
De acordo com o ministro da Ciência e Tecnologia, o nome de Darcton Policarpo Damião será enviado à Casa Civil, e a substituição deve ser confirmada ainda nesta semana.
Troca no comando do Inpe
Na semana passada, o então presidente do órgão, Ricardo Magnus Osório Galvão, anunciou que deixaria o cargo.
Ele fez o anúncio após ter se reunido com Marcos Pontes e em meio às críticas do presidente Jair Bolsonaro à divulgação, pelo instituto, de dados sobre desmatamento na Amazônia.
Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, chegaram a convocar uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto para contestar os dados do Inpe.
Poucas horas após essa entrevista coletiva, o subprocurador-geral da República, Nívio de Freitas Filho, divulgou uma nota afirmando que o "inconformismo" do governo com os dados é "inaceitável" porque o Inpe trabalha com "extremo rigor".
Leia a íntegra do comunicado divulgado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia sobre o assunto:
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC informa que, nesta 2. feira (05), o Dr. Darcton Policarpo Damião foi escolhido para substituir interinamente o Sr. Ricardo Galvão na diretoria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Darcton Policarpo Damião possui um currículo extenso com graduação em Ciências Aeronáuticas na Academia da Força Aérea - AFA, MBA em Gestão Empreendedora pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA, mestrado em Sensoriamento Remoto pelo INPE, doutorado em Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Brasília - UnB dentre outros cursos.
Com relação ao processo de escolha do diretor definitivo será por comitê de busca com lista tríplice pelo o MCTIC, em data a ser definida.