O governador Renan filho participou, na manhã desta quinta-feira (5), da abertura da 62ª edição do Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários Estatuais (Encat). O evento tem como objetivo o aperfeiçoamento das normas e práticas fiscais, e a harmonização tributária entre as unidades da federação.
Renan Filho afirmou que o evento é importante para ouvir e trocar experiências com todos os coordenadores e administradores, com relação a soluções de problemas tributários que o estado tenha.
Leia também
"O Encat é uma ótima oportunidade para trabalhar firme, poder trocar experiências. Eventos como esse são muito importantes para encontrarmos soluções para nossos problemas. Alguém que já passou por essa situação e por isso sabe como resolver e pode nos ajudar, então é um caminho mais rápido para a solução. Além disso, o evento serve também para discutirmos a melhor forma de diminuir a carga tributária e aumentar a arrecadação", explicou o governador.
Com relação a 2018, Renan disse que está se preparando para enfrentar um cenário difícil devido à grande crise econômica em que o país se encontra. Com o Encat, ele conta que está fazendo o dever de casa e se preparando da melhor forma possível para enfrentar os problemas.
"Estamos nos preparando para enfrentar essa crise com prudência e serenidade. Vamos continuar com o trabalho duro que já estamos fazendo. O país está passando por um momento de crise econômica muito sério, estamos com um presidente sendo julgado, então precisamos ter calma e sabedoria para enfrentarmos tudo da melhor forma", disse Renan.
O secretário de Estado de Fazenda, George Santoro, destacou a importância do evento, que este ano vai discutir a Ética Concorrencial entre os contribuintes, onde haverá uma palestra com o procurador-geral de justiça Alfredo Gaspar que vai tratar da questão tributária e a influência na concorrência.
"Vamos discutir sobre um tema muito importante que é pouco debatido e precisa de mais atenção. Muitas vezes conseguimos ver um contribuinte tendo um destaque maior que o outro e que não pagam tributos e usam esses tributos para conseguir um ganho na sua concorrência. muito importante discutir e debater. Vamos falar sobre a concorrência desleal e mostrar para a população o dia a dia das fazendas públicas. Juízes, promotores, procuradores e empresários irão participar Encat. Esse é um evento muito importante e enaltece ainda mais o estado", disse o secretário.
O coordenador do Encat, Edalto Almeida de Jesus, agradeceu ao governador e ao estado pela realização do evento e destacou a importância do evento tanto para o estado, quanto para a população.
"Tem sido missão do Encat assessorar o governador nessas soluções de administração tributária, onde de um lado facilitamos a vida do contribuinte e por outro, melhoramos os controles do ofício além de melhorar a condição do cidadão de acompanhar os gastos públicos até a qualidade do documento fiscal emitido. Esta é a contribuição em síntese do Encat para melhorar o nosso país, melhorar a concorrência leal, e assim, tentamos realizar da forma esse papel", explicou Edalto.