Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Uveal tem até dia 17 para definir nova eleição ao comando da instituição

Pleito, que deveria ter ocorrido no final de agosto, acabou suspenso por decisão da Justiça, após oposição ter apontado irregularidades

A atual direção da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal) tem até o próximo dia 17 de setembro para definir as eleições para o comando da entidade. A disputa pelo controle da instituição, presidida pelo vereador por Arapiraca, Fabiano Leão (MDB), chegou a ser definida para o último dia 31 de agosto, mas acabou cancelada após o candidato de oposição, o vereador por Quebrangulo, Eduardo Tenório de Oliveira (PMN), ter acionado a Justiça alegando irregularidades no pleito. O novo prazo para a solução do conflito foi confirmado nesta terça-feira (10) pelo gestor do organismo representativo dos legisladores municipais.

De acordo com Fabiano Leão, a partir de determinação da juíza da 3ª Vara Cível de Arapiraca, Silvana Albuquerque, a Uveal terá de definir novamente todos os trâmites para a realização da eleição, dentro do prazo definido pela magistrada, 17 de setembro. As partes envolvidas na disputa devem chegar a consenso, segundo ele.

Leia também

"Minha intenção é fazer o melhor para a Uveal, é organizar a instituição", afirmou Leão, que se mostrou determinado a cumprir as solicitações da magistrada à realização de uma "nova eleição", já que a primeira tentativa não chegou a ocorrer e acabou anulada.

O pleito foi cancelado após a chapa do candidato Eduardo Tenório ter sido indeferida por unanimidade pela Comissão Eleitoral e ele ter acionado a Justiça para a solução da questão. Na ocasião, o vereador alegou que o processo eleitoral apresentava diversas irregularidades, entre as quais parentesco de membros da comissão com integrantes da atual diretoria e ainda de componentes que manifestavam apoio público à chapa da situação. Como resultado, todo o processo eleitoral acabou anulado por decisão da juíza e uma nova disputa deve ocorrer.

Para participar da eleição, cada chapa deve ser formada por, aproximadamente, 70 vereadores. Em Alagoas, mais de mil vereadores podem participar da disputa e, no último pleito, em 2017, foram registrados 716 votantes, segundo divulgado pelo blog do jornalista Edivaldo Júnior nestaGazetaweb.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X