Uma ação melindrosa tenta transferir, na manhã deste domingo (27), 16 bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Hospital Geral do Estado (HGE) para as novas instalações da Maternidade Escola Santa Mônica (Mesm), no bairro do Poço. A partir desta segunda-feira (28), o prédio recém-inaugurado volta a funcionar por completo, conforme cronograma estabelecido pelo governo do Estado.
A transferência é feita com suporte da equipe médica especializada da unidade com profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Leia também
A assessoria de imprensa da maternidade informou que, até as 10h40 deste domingo, dois recém-nascidos já haviam sido transferidos e nenhum incidente aconteceu. A expectativa é que todos já estejam na nova unidade até o fim da tarde. A equipe é composta, principalmente, por médicos e outros profissionais da neonatologia.
O trabalho de transferência foi iniciado na manhã desse sábado. Pacientes internados no Hospital do Açúcar, em Maceió, onde também a Santa Mônica estava funcionando, foram removidos para o prédio-sede. Foram transferidos 11 pacientes, entre gestantes e parturientes, além de quatro que estavam em observação na enfermaria Canguru.

Para que o procedimento seja efetivado com absoluta segurança, os profissionais do Samu já integram a equipe neonatal. O estado de saúde dos bebês é delicado e inspira todo cuidado possível para resguardar a vida de cada um.
Em nota, a assessoria de imprensa da unidade informou que nesta segunda-feira (28) a Santa Mônica começa a funcionar exclusivamente em sua sede, no Poço, e a forma de acesso das pacientes será por meio do Complexo Regulador Assistencial (Cora).
Ainda de acordo com a assessoria, o primeiro atendimento deve ser feito pela maternidade de risco habitual, na capital: Hospital Santo Antônio, Maternidade Nossa Senhora Fátima, Nossa Senhora da Guia e Hospital do Açúcar.
As gestantes classificadas como de alto risco serão encaminhadas à Santa Mônica ou Hospital Universitário, de acordo com a disponibilidade de leitos e mapa de vinculação de gestantes.