O concurso de 'bumba meu boi' do bairro Levada, em Maceió, está em sua primeira edição, mas a tradição que gira em torno do boi-bumbá segue viva. Nesta segunda, centenas de foliões foram conferir de perto a autêntica demonstração do folclore brasileiro, baseada na encenação da morte e ressurreição do boi.
"É a primeira edição da festa, mas nós esperamos que ocorra tudo bem, já que muitas famílias se fazem presentes", comentou o subinspetor Vilela, da Guarda Municipal de Maceió, que também garantia segurança à realização do evento.
Leia também
"As pessoas do bairro sempre costumam falar sobre o evento, e isso me chamou atenção. Trouxe meus filhos, e eles estão gostando bastante, curtindo a tradição desde cedo", disse o folião Roberto Viana, em meio a vendedores ambulantes que aproveitam a festa para lucrar também no Carnaval.
Já o vaqueiro do boi "Furacão" também era só alegria. À reportagem doGazetaweb, ele não conseguiu esconder o entusiasmo em participar como protagonista. "Esperávamos muito por esta festa", comentou Carlos Henrique, sobre a manifestação também associada aos festejos juninos e registrada como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A apresentação dos bois ocorre na Praça Edson Bernandes, em frente à base da Guarda Municipal. Ao todo, oito bois se apresentam na noite desta segunda.
