Mesmo com a redução nos índices de roubos às residências e estabelecimentos comerciais, uma nova opção de segurança está surgindo em Maceió: o aluguel de cães de guarda. Desde 2014, um empresário paulista, que veio morar na capital alagoana, decidiu abrir um negócio inédito na cidade, mas que já possui milhares de adeptos em outros estados. A atividade, que possui acompanhamento de um adestrador, está sendo regulamentada, mas já há uma grande parcela de clientes.
Por questões de segurança, a identidade dos personagens desta matéria será mantida em sigilo.
Leia também
De acordo com o empresário de aluguel de cães, o serviço é geralmente contratado por empresas que possuem uma área externa, como também por imobiliárias e construtoras, para que os cachorros tomem conta de terrenos vazios, imóveis desocupados e construções. Também é requisitado por pessoas físicas para que o cão guarde a casa em alguma ocasião de viagem, reforma ou construção.
"Os cães de guarda são disponibilizados somente para residências e locais vazios, não devendo servir como cães de companhia e convivência com pessoas em geral. Nós só deixamos o animal todos os dias no local após ele estar totalmente vazio e a entrada das pessoas só é permitida após nós realizarmos a remoção do cachorro", explicou o empresário.
O empresário diz que somente vai pessoalmente até o local com o cachorro para realizar um período de adaptação - sempre acompanhado por um adestrador - e leva água e comida para que o animal passe a noite. No outro dia pela manhã, ele retorna para fazer a limpeza e a liberação da entrada das pessoas.

"Quando somos contratados, vamos ao local sem o cão para ver o espaço em que o animal ficará. Em seguida, já quando o estabelecimento estiver liberado e sem ninguém no interior, entramos com o cachorro e ficamos lá até ele se adaptar com o ambiente. Se for por um fim de semana ou por vários dias, repomos a água e a comida também", explicou.
Uma clínica oftalmológica localizada no bairro do Farol foi recentemente arrombada por criminosos, que levaram alguns objetos. O local já havia sido alvo de bandidos outras vezes, mas nem mesmo a cerca elétrica ou a vigilância eletrônica foram eficazes contra os suspeitos.
De acordo com a gerente do estabelecimento, os sócios tomaram conhecimento do serviço oferecido e decidiram contratar apenas por uma final de semana. Com a satisfação, decidiram fechar um contrato mensal onde o cão chega ao estabelecimento meia-hora após o fim do expediente, quando não há mais ninguém trabalhando, e é retirado meia hora antes do expediente começar no dia seguinte.
"Os sócios e todos os funcionários estão bastante satisfeitos com o serviço porque nunca mais tivemos registro de arrombamento. Com isso, ampliamos o contrato de um fim de semana por um mês e vamos continuar", disse a gerente.

Serviço
A empresa trabalha com quatro cães das raças Rotweiller e Pastor Alemão e possui um canil para a hospedagem dos animais. Diariamente, os animais passam por um treinamento com o adestrador. Um veterinário faz exames periódicos nos cachorros e orientam os proprietários para evitar o estresse do bicho devido às mudanças de ambiente. "Pretendemos ampliar o nosso canil e expandir a nossa área de atuação", revela.
O serviço de aluguel de cães de guarda varia de acordo com a localidade, mas, em média, custa R$ 50/diária e o pacote mensal fica em torno de R$ 850/mês.