A aliança Renault-Nissan anunciou nesta segunda-feira (26) uma parceria com a gigante da tecnologia Microsoft. O acordo prevê que as empresas desenvolvam soluções para aprimorar os chamados "carros conectados".
Uma ferramenta que deve ser usada é o serviço de nuvem da Microsoft, o Azure. Com ele, os carros terão acesso a navegação avançada, manutenção preventiva e até monitoramento remoto de algumas características do veículo.
Investimentos em tecnologia
A Renault-Nissan tem como objetivo lançar, até 2020, pelo menos 10 modelos com condução autônoma. Por isso, a parceria com a Microsoft pode ser essencial para o desenvolvimento de tecnologias neste sentido.
Leia também
Na última semana, a aliança também anunciou a compra da produtora francesa de software Sylpheo em uma estratégia para a criação de novos serviços como aplicativos de transporte urbano.
As duas montadoras afirmaram que a aquisição, em que vão absorver 40 engenheiros e consultores da Sylpheo, vai impulsionar seu desenvolvimento de software e experiência em computação em nuvem.
"A equipe da Sylpheo terá oportunidade de trabalhar em nossa próxima geração de carros conectados e outras tecnologias avançadas", disse Ogi Redzic, vice-presidente sênior para veículos conectados e serviços de mobilidade da Renault-Nissan.
"Eles desempenharão papel fundamental nesta nova era de tremendas mudanças para a indústria automotiva global", acrescentou.