Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Gazeta FM comemora 39 anos de amor e respeito aos ouvintes

Líder de audiência, rádio preparou um mês de comemoração e surpresas para os ouvintes

Há 39 anos, no dia 1º de julho de 1978, a Gazeta FM chegou para revolucionar a maneira de ouvir música e informações. Eclética, dinâmica, 24 horas no ar, líder em audiência e inovação na preferência do ouvinte, o veículo integrante da Organização Arnon de Mello (OAM) cobre os 102 municípios alagoanos, com mais de 4 milhões de ouvintes.

Na história da Gazeta FM, há muitos períodos de transformação e evolução. O diretor de programação e operações das Rádios Gazetaweb e Gazeta FM, Gilberto Lima destaca dois momentos históricos, quando a emissora ainda transmitia a programação em rede, o que contribuiu para a construção do formato atual.

Leia também

O primeiro período foi no final dos anos 70, quando a emissora transmitia a programação da Rede Transamérica de Rádio, gerada em São Paulo. Em seguida, na década de 80, passou a transmitir com a Rede Manchete, gerada no Rio de Janeiro. "A grande alegria foi voltar a gerar programação local. Foi a retomada da Gazeta FM. Um reconhecimento, um dos grandes momentos. Passamos a ter programação produzida por profissionais locais", conta Gilberto.

O diretor ainda destaca outro grande momento, quando a emissora passou a gerar programação para a Gazeta FM de Arapiraca. "A programação de Maceió era modelo para a cidade do agreste e foi a grande oportunidade de usar o que tínhamos apreendido", relembra diretor.

A inovação também marca a história da Gazeta FM. Em 1989, o comunicador Mathias de Melo chegou para assumir a coordenação de programação e implantou um novo sistema. "Umas das coisas que marcou, dentro da história da FM, foi quando implantei junto com meu querido e saudoso Raimundo Tadeu o sistema de DJ. Que não existia. À época, as FMs funcionavam com um locutor e um operador, como nas rádios AM". O sistema trouxe autonomia para os comunicadores.


			
				Gazeta FM comemora 39 anos de amor e respeito aos ouvintes
FOTO: Gilberto Farias

A programação musical também foi alterada. Mathias de Melo conta que quando começou na Gazeta FM um ritmocalienteestava no ar. "Quando assumi a rádio, era a época da lambada. Começamos a tocar e explodimos de audiência, chegamos a mais de 65%. Hoje, mantemos a audiência muito grande e conseguimos ter três vezes mais que a emissora 2ª colocada. E essa empatia com o público vem sendo conquistada há anos".

Líder de audiência 

A emissora é líder desde a inauguração e mantém o índice de 43% de participação dos ouvintes. Para Mathias de Melo, ouvir Gazeta FM virou mania. "É como se fosse um vício e conquistamos isso porque temos um respeito muito grande pela informação correta, pela música que o ouvinte quer ouvir, pelo sucesso que a gente toca. O respeito pelo ouvinte é muito importante".

O comunicador e atual coordenador de programação da Gazeta FM, Gilvan Nunes, destaca que o crescimento da rádio está ligado à relação construída com os ouvintes ao longo dos 39 anos. "Nossos ouvintes são fundamentais para esse sucesso. Porque se tornam amigos, confidentes, companheiros diários no nosso trabalho. Esse é o segredo do sucesso".


			
				Gazeta FM comemora 39 anos de amor e respeito aos ouvintes
FOTO: Gilberto Farias

A emissora, segundo Gilvan, é conectada com o povo. "Somos uma rádio com conceito popular, que tem sintonia, e estamos sempre presentes no dia a dia dos ouvintes, com as melhores promoções e participando dos grandes shows", explica.

Para o diretor Gilberto Lima, o cuidado e a preocupação com os desejos do ouvinte possibilita que o amor pela Gazeta FM seja transmitido por gerações. "A programação está sempre atenta ao ouvinte. Procuramos saber o que ele quer e o que interessa ter na programação da rádio. A base da programação é o musical, mas também há conteúdo jornalístico. E é muito gratificante saber que estamos acertando, atendendo o gosto dos ouvintes que são fieis e que interagem tanto com a gente", explica Gilberto.

'Tá todo mundo ligado na Gazeta'

Com mais de 30 profissionais, a equipe da Gazeta FM é uma grande família. Composta pelos comunicadores Mathias de Melo, Gilvan Nunes, Falcão, Geléia, Douglas Lopes, Walmir Oliveira e Dinha Lanis, a emissora conta com Paulo Joás e Valtenor Leôncio na produção e pesquisa musical. A programação traz muita música e informação. Há programas especiais que marcam os 39 anos da emissora e estão presentes no dia a dia dos ouvintes. Alguns deles são o 'Túnel do Tempo', 'Pediu Tocou', 'Como é grande o meu amor por você' e o 'Love is Love'.

Comandando a programação da manhã desde 1986, Gilvan conta que são 120 mil ouvintes por minuto. "É uma relação de cumplicidade. Tem muita gente que me acompanha desde o começo. As pessoas se acostumaram a me ouvir e nos tratam como uma pessoa da família. Há uma identificação muito forte".


			
				Gazeta FM comemora 39 anos de amor e respeito aos ouvintes
FOTO: Rafael Maynart

Para Gilberto Lima, a relação é de muita fidelidade e tradição. "São fãs clubes que se multiplicam a cada dia, eles fazem questão de estar em contato com a gente. Participam das festas da Gazeta FM, organizam comemorações de aniversário para os comunicadores, com bolo e presentes. Isso é o que dá a certeza que estamos no caminho certo. A fidelidade é de muitos anos, vem se multiplicando e transferindo de gerações. Hoje temos ouvintes que conheceram a rádio pelos pais, avós", conta Gilberto.

Grandes momentos

Há 17 anos na emissora, Gilvan lembra que um dos momentos mais marcantes foi a entrega de um caminhão de prêmios para uma ouvinte que estava noiva, mas ainda não tinha os aparelhos e equipamentos para montar a casa. "Em uma promoção, no mês de maio, uma ouvinte que estava noiva e já com o casamento marcado, mas ainda não tinha nada, ganhou um caminhão de prêmios e isso é muito marcante. Alguém que realmente precisava".

Mathias relembra a cobertura de vários eventos na capital alagoana que marcaram a trajetória da Gazeta FM. "Todas as edições do Maceió Fest, o Garota Verão, o Carnaval Fora de Época, Open de Skate, que na época era uma pista de skate toda de madeira e os eventos na Espace".

A apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira, no antigo Space Maceió, e o concurso Miss Brasil em Maceió marcaram o comunicador. "Uma alagoana venceu o concurso e foi representar o país. E eu estava lá, ao lado de grandes nomes da TV brasileira", relembra Mathias.

Os ouvintes, destaca Mathias, são uma extensão do trabalho de cada comunicador. "É uma relação de muito respeito. O comunicador tem que tratar todos os ouvintes da forma mais carinhosa possível. Algumas pessoas nos encontram na rua, falam com a gente e nem sei quem é. Mas quando começam a conversar, sei do que se trata, e nos tratamos com todo amor e carinho".

Alegria e amor 

Os ouvintes da 94,1 já estão acostumados com a festa. Não há espaço para a tristeza quando o Falcão entra no ar. O segredo para tanta alegria, ele conta que é o amor. "O carinho dos ouvintes, nos marca e nos motiva diariamente. Além da equipe integrada, que são amigos, os parceiros e os colegas de outros setores. O sucesso é da equipe. Somos uma família".


			
				Gazeta FM comemora 39 anos de amor e respeito aos ouvintes
FOTO: Felipe Brasil

Para Falcão, não dá para esquecer uma das ações sociais da história da Gazeta FM. "Me vesti de Papai Noel e fomos entregando os presentes nos bairros para os ouvintes sorteados. A criançada das comunidades fez aquela festa, porque a magia do Natal, do Papai Noel é muito especial", conta.

Os eventos, como a Expoagro, o Arraiá Gazeta FM, os sorteios para os shows aproximam ainda mais o ouvinte e os artistas. "Com os aplicativos, essa relação ficou ainda mais próxima. Agora o ouvinte pode assistir, interagir no Facebook, mandar mensagem no whatsApp e o atendimento ao vivo, por telefone. Tudo isso nos conecta, interagimos com pessoas do mundo todo e o amor vai atravessando fronteiras".

Sonho de criança

O menino que nasceu em União dos Palmares acompanhava diariamente a programação da Gazeta FM. "Acordava para ouvir a Liara Nogueira, o Vinícius Araújo. Me inspirava neles e ficava pensando 'um dia vou estar lá'. E olha onde estou", conta o comunicador Douglas Lopes.


			
				Gazeta FM comemora 39 anos de amor e respeito aos ouvintes
FOTO: Felipe Brasil

Há 20 anos na emissora, Douglas destaca que a Gazeta FM é a grande companheira da população. "Apesar de todas as outras mídias, das redes sociais, o rádio continua muito forte. É a prova de amor e de carinho. Conseguimos entrar na casa, no carro, naquele momento de espera das pessoas. Somos o entretenimento. Quem está chateado, com raiva, triste, liga na Gazeta FM para ser feliz, para ouvir um conselho ou acompanhar aquele locutor que mais se identifica".

Na história da Gazeta FM, Douglas fala sobre a relação com os ouvintes. "Muitos se transformam em amigos. Eles conseguem perceber quando alguma coisa está errada, pelo tom da voz. E mandam mensagem, perguntam o que aconteceu. A ouvinte Maria da Glória é deficiente visual, mas todos os dias consegue sozinha ligar para gente. Ela representa o carinho de todos os ouvintes", conta.

Presente de aniversário 

Na véspera do aniversário, no dia 26 de novembro de 1992, Geléia recebeu o convite para fazer parte da Gazeta FM. E já são 25 anos "fazendo todo dia como se fosse o primeiro". O amor pelo rádio, pelos ouvintes transparece no olhar do comunicador.


			
				Gazeta FM comemora 39 anos de amor e respeito aos ouvintes
FOTO: Felipe Brasil

Geléia se diverte que está comemorando Bodas de Prata na Gazeta FM e muitas histórias para contar. "Somos como os palhaços. Muitas vezes o ouvinte busca na gente aquilo que mais está precisando. Um sorriso, um conselho. E conseguimos tocá-los através das músicas".

O comunicador conta que sua maior inspiração é o avô pernambucano. "Ele tocava pandeiro, fundou bloco de carnavalesco, foi circense. Acabo trazendo tudo que aprendi com ele para o ar. A gente busca entregar aquilo que o ouvinte quer ouvir, tentando agradar todo mundo, respeitando todos os gostos".

Geléia destaca ainda que muitos ouvintes buscando apoio e orientação. "Somos um psicólogo do ar. Já atendi ligações de pessoas que estavam sofrendo por causa de uma traição, de uma separação. Já atendi até um jovem que estava pensando em suicídio. Precisamos nos colocar no lugar do outro para pode ajudar".

As promoções da Gazeta FM também marcam a história do comunicador. Ele relembra que foi escolhido pelos ouvintes para acompanhar um show de Sandy & Júnior, em São Paulo. "Na promoção, os ouvintes tinham que mandar cartas dizendo o nome de um locutor. A carta sorteada levava o ouvinte, mais o acompanhante o locutor. Foram mais de 6 mil cartas com o nome Geléia".

Outro momento inesquecível foi quando recebeu o troféu Microfone de Ouro do Brasil. "Fui do Exercito e larguei tudo para seguir na história do rádio. Em 2000, ganhei o prêmio. Os ouvintes que escolhiam o locutor mais popular do país. E fui o escolhido. É a prova de carinho, de reconhecimento, que recarrega toda energia".


			
				Gazeta FM comemora 39 anos de amor e respeito aos ouvintes
FOTO: Livia Leão

O amor está no ar

A voz inconfundível do 'Love is Love', Walmir Oliveira está há 14 anos na Gazeta FM. O comunicador conta que o carinho pelo programa e o cuidado com o ouvinte são fundamentais. "Tem que está muito inspirado. Sou um conselheiro e, às vezes, as pessoas estão carentes, precisam de um cuidado. Elas se identificam com os poemas, com as músicas românticas".

Uma história que marcou a trajetória no programa foi uma ligação de uma mãe aflita que o filho não queria mais viver. "Ela ligou e pediu que eu conversasse com o garoto. E conversei com ele por algum tempo, o aconselhei", relembra.

A voz feminina 

Liara Nogueira, Ana Luiza Marcolino, Lili Calheiros, Arla Coqueiro, Tati Campos, Adriana Costa são algumas das mulheres da história da Gazeta FM. Em 2014, a programação da emissora ganhou a voz e a delicadeza da comunicadora Dinha Lanis.

Há 20 anos atuando como locutora, Dinha trabalhou na rádio Gazeta de Arapiraca e destaca que por vezes é mãe, outras vezes é madrinha, amiga e psicóloga dos ouvintes. "Muitos não conheço pessoalmente. Mas eles estão presentes no nosso dia a dia. Lembro um dia que recebi a ligação de uma moça, dizendo que ia fazer um aborto. Conversei com ela para tentar entender o que estava acontecendo, aconselhei e ela desistiu. Hoje, sou madrinha da criança".

Para Dinha, a relação com os ouvintes é o que motiva. "Os ouvintes me deixam muito feliz. O momento mais marcante foi o meu aniversário em 2016. Quando estava fazendo a abertura do programa e um grupo de ouvintes entrou no estúdio com um bolo e cantando parabéns. Chorei de emoção".


			
				Gazeta FM comemora 39 anos de amor e respeito aos ouvintes
FOTO: Felipe Brasil

Comemorações 

E no aniversário de 39 anos da Gazeta FM, o presente será para todos os que sintonizam na 94,1. "Será um mês de comemoração, com muitas surpresas para os nossos ouvintes. A partir desta segunda-feira (3), lançaremos as promoções para quem estiver ligado e construindo com a gente essa história".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X