Muita gente ainda confunde o botox e o ácido hialurônico, o famoso preenchimento já que ambos têm função (não exclusivamente, afinal o botox é um aliado para o tratamento da enxaqueca, por exemplo) estética.
No entanto, as duas substâncias são bem distintas: enquanto o botox paralisa o músculo e previne a formação de ruga, o ácido repõe o volume perdido na face, ou seja, a preenche.
Leia também
A Glamour bateu um papo com o médico dermatologista André Braz e ajuda aqui a tirar todas as suas dúvidas sobre as diferenças entre eles:
Botox:
1. É indicado para rugas dinâmicas, aquelas causadas por movimentos repetidos do músculo - como as que se formam junto ao sorriso, ou até os famosos pés de galinha, pelo apertar dos olhos.
2. Botox também é utilizado para corrigir assimetrias faciais e, nestes casos, pode ser combinado ao ácido hialurônico, para obter um resultado mais natural.
3. Os efeitos não são imediatos, podem levar até 15 dias para aparecer. A partir do quarto mês, no entanto, o efeito começa a se diluir progressivamente até que, no sexto mês, a eficácia se perdeu.
Ácido hialurônico:
1. A substância existe naturalmente no corpo humano e é facilmente absorvida pelo organismo - o que transforma esta alternativa em uma opção mais segura do que a primeira.
2. Apesar de uma aplicação durar, em média, dois anos, o efeito do ácido hialurônico nunca abandona totalmente o corpo, já que ele estimula a produção de colágeno pelo próprio organismo.
3. Sua indicação? Como dissemos, preencher rugas e sulcos ? aquelas sombras que você percebe no rosto em uma fotografia por exemplo. Elas são resultado da perda óssea e pela atrofia dos compartimentos de gordura. Ele também pode ser utilizado para dar o famoso "plump" labial, à la Kylie Jenner.
4. Os efeitos são imediatos.
5. Anda pensando em fazer um tratamento mais drástico, como uma cirurgia? Consulte seu médico, já que o preenchimento pode funcionar tanto como uma prévia quanto uma alternativa à ela.
Importante: Ambos os procedimentos são considerados minimamente invasivos: podem ser feitos em consultório médico e você poderá retomar suas atividades normais em seguida. As aplicações só podem ser realizadas por médicos, que levarão em consideração a quantidade de pele e perda de gordura facial da paciente