A capital alagoana sediou a primeira edição do 'Porta Fechada BJJ', neste sábado (25), no ginásio poliesportivo do Colégio Santa Úrsula, localizado no bairro de Jatiúca, em Maceió. O evento é uma competição que reúne os melhores atletas do país, segundo rankings estaduais, regionais e nacional para disputar um circuito de lutas.

Ícaro Protásio, advogado e empresário e um dos organizadores do evento, fala da satisfação de realizar a competição no estado. "Nós estamos muito otimistas porque qualquer surpresa que houver, certamente será positiva. Tudo o que nós queríamos está acontecendo aqui. Queremos deixar o legado do inventivo à cultura do esporte no estado, essa também é a nossa missão".
Leia também
Nesta primeira edição, 22 atletas foram divididos em três modalidades: Super Lutas, com seis participantes; GP dos Leves, com oito; e GP dos Pesados, também com oito competidores. Em cada modalidade, os primeiros e segundos colocados receberam premiações entre R$ 1 mil e R$ 500, respectivamente, além de medalhas, serviços de fisioterapia e quimonos.

Para Gilvan Nunes, atleta de jiu-jitsu que participou da competição, o 'Porta Fechada BJJ' engrandece o esporte em Alagoas e será um divisor de águas. Ele conta que tem o jiu-jitsu como parte da sua vida e deseja que as pessoas possam perceber a real importância do esporte como agente de transformação.
Gilvan também falou sobre a sua preparação para a competição. "Treino sempre e isso me ajuda física e mensalmente. A preparação para o 'Porta Fechada BJJ' não foi diferente da que já faço normalmente. Mas a parte psicológica precisou ser melhor trabalhada, principalmente nos últimos dias antes do evento", revelou.
Vários atletas e também amantes do jiu-jitsu marcaram presença no ginásio para conferir o circuito de lutas. "Este é um evento de jiu-jitsu nunca antes visto no estado. O GP dos Leves e dos Pesados e as Lutas Casadas são de nível internacional. Eu espero que sirva também de exemplo para outros eventos no país", disse Nelson Santos, atleta que foi conferir o evento.
