Os pacientes diagnosticados com Glaucoma serão recadastrados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a partir do próximo dia 19 em Maceió. A medida foi decidida após uma reunião entre o órgão municipal e clínicas que fazem o atendimento da doença na capital na tarde desta quarta-feira (07). Uma redução de recursos repassados pelo Ministério da Saúde para o Programa do Glaucoma em Alagoas, provocou a suspensão da distribuição de colírios para pacientes em tratamento.
De acordo com a SMS, esta primeira etapa 12 mil pacientes residentes em Maceió passarão pelo recadastramento da secretaria. Os demais, aproximadamente 15 mil usuários do estado passarão pelo recadastramento em uma segunda etapa.
Leia também
"Nosso objetivo é atualizar esses números, garantindo uma base consistente para argumentar com o Ministério da Saúde uma correção de valores do teto financeiro repassado para Maceió. E o recadastramento será ainda uma grande oportunidade de reavaliarmos esses pacientes para sabermos quais realmente têm glaucoma, redirecionando-os às clínicas e dando continuidade ao seu tratamento, independente dos repasses que serão feitos pelo governo federal", disse o diretor de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria da SMS, Deraldo Lima de Souza em entrevista àTV Gazeta.