O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Fernando Collor de Mello (PTC/AL), o presidente do Senado, Eunício Oliveira e o 1º vice-presidente da Câmara de Conselheiros do Reino do Marrocos, Abdessamad Kayouh, assinaram, nesta quarta-feira (21), um memorando de entendimento para institucionalizar e promover o desenvolvimento de atividades de cooperação entre as duas instituições. A Câmara dos Conselheiros equivale ao Senado brasileiro no Marrocos.
Durante a assinatura, Abdemassad Kayouh afirmou que o acordo demonstra a disposição entre os dois países de trabalharem juntos rumo a um destino comum exitoso. Eunício Oliveira elogiou a iniciativa que tem como foco o aprimoramento das relações bilaterais por meio da ação parlamentar e ressaltou a presença do marroquino na conferência que reuniu parlamentares de mais de 20 países, na terça-feira (20), no 8º Fórum Mundial da Água.
Leia também
O intercâmbio entre o Senado Federal e a Câmara de Conselheiros envolverá, entre as áreas de atuação, legislação e controle; acompanhamento legislativo de matérias importantes para a relação Brasil-Marrocos, em particular as propostas de acordos bilaterais; diplomacia parlamentar e avaliação de políticas públicas, por meio de visitas periódicas.
O memorando também prevê a criação de uma comissão mista de cooperação, composta pelos dois presidentes das Comissões de Relações Exteriores e dos presidentes dos grupos parlamentares de amizade de ambas as Casas para acompanhar e contribuir com a implementação das ações de cooperação. A previsão é que o grupo se reúna uma vez por ano, alternadamente, no Brasil e no Marrocos.

Sessão na CRE
Quatro conselheiros do reino do Marrocos, cargo que naquele país equivale ao Senado brasileiro, participaram de uma audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) nesta quarta. Os conselheiros foram acompanhados pelo embaixador marroquino Nabil Adghoghi e foram recebidos pelos senadores Fernando Collor de Mello (PTC-AL), presidente da CRE, e Cristovam Buarque (PPS-DF), presidente do grupo Brasil-Marrocos.
Os dois países planejam aumentar o intercâmbio comercial e cultural, já que o Brasil é o terceiro maior parceiro comercial do Marrocos. Segundo Nabil Adghoghi, o seu país é um grande comprador de café e milho do Brasil. Além disso, há planos de estreitar o comércio marítimo e o intercâmbio universitário. Atualmente, há ligação aérea regular entre as cidades de Rio de janeiro, São Paulo, Casablanca e Marrakesh.
