O Dia Mundial do Escoteiro, lembrado em 23 de abril, será comemorado de maneira especial em Alagoas: com um acampamento na Barra Nova. O evento acontece nestes sábado (21) e domingo (22) e é voltado para os jovens que já fazem parte do grupo de escotismo florestal.
Segundo o responsável pela ação, coronel Luiz Fidelis, o acampamento terá diversas atividades, como trilhas e outros exercícios de aventura. "A ideia é reunir os escoteiros para comemorar esse dia", diz ele, ressaltando que jovens de várias comunidades devem participar.
Leia também
Os escoteiros são divididos em vários grupos, de acordo com a idade: dos sete aos 10 anos, são os Florestinhas; dos 11 aos 14, dos escoteiros juvenis; dos 15 aos 17, os sêniors; dos 18 aos 20, os considerados pioneiros e dos 21 em diante os chefes - que depois poderão se tornar mestres dependendo do aprendizado.
"Com os Florestinhas é mais a questão da fantasia, uma aventura. Os juvenis colocamos mais aventura e os sêniors, mais adrenalina. Proporcionamos o contato direto com a natureza. Eles aprendem a cozinhar, montar barracas, conviver ao ar livre. Também fazemos competições e a dinâmica pedagógica é o aprender fazendo".
O coronel destaca que, para se tornar um escoteiro, basta se predispor a proteger o meio ambiente e a ser um bom cidadão. Também é necessário autorização dos pais. "Mas não é só o pai ou o familiar; a criança tem que demonstrar interesse. Nos reunimos em dias que não há aula, pois fomentamos que a escola é a atividade mais importante", diz.
Os encontros acontecem aos sábados, das 9h às 11h, na sede do Cras Dom Adelmo Machado, no Prado. Quem quiser se tornar um escoteiro pode entrar em contato pelo whatsapp 98837-3560.
"O escotismo florestal foi criado em Alagoas em 1996, com a ideia de ser um novo seguimento, pois aqui já existiam o de ar, do mar e da terra. Começamos com 12 crianças e hoje os escoteiros florestais são uma realidade, saíram de Alagoas e estão em outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro".