Um bueiro com cerca de um metro de profundidade, aberto há uma semana, tem colocado em risco alunos e pedestres que passam nas proximidades do Colégio Nossa Senhora do Amparo, na praça do Centenário, no Farol, em Maceió. AGazetawebesteve no local na manhã desta quarta-feira (13) e, de fato, constatou o perigo.
A diretora da unidade de ensino, irmã Cleuza, explicou que na última quinta-feira (7) passou no local e havia um bueiro aberto na pista, próximo ao poste, com galhos, madeira e uma fita de isolamento. Já na sexta-feira, quando voltava da missa, pela manhã, o local estava tampado e todo aparato de isolamento se encontrava no bueiro que fica na calçada da escola, que pertence a rede de telefonia. Ela disse não saber quem teria feito troca da tampa e da marcação.
Leia também
O fato é que o buraco aberto próximo a unidade de ensino representa riscos aos alunos que transitam no local, além de pedestres que passam por ali, já que a rua é bastante movimentada.
"Esse bueiro constitui perigo não só para os alunos da nossa escola, que são crianças e adolescentes, mas também para os pedestres que aqui passam, já que eles precisam utilizar a pista para desviar do buraco e essa rua é muito movimentada. Aqui próximo tem faculdade, empresas e clínicas médicas", afirma a diretora.
A direção do colégio entrou em contato com as diversas empresas de telefonia, mas foi informada de que a responsável pelo reparo é a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização de Maceió (Seminfra). Apesar das várias tentativas de contato com o órgão por meio de telefone, a diretora afirmou que não obeteve sucesso.
"Já tentamos entrar em contato várias vezes, inclusive, hoje estamos encaminhando um ofício ao órgão, já que as tentativas por telefone não obtiveram sucesso e o caso não foi resolvido", esclarece, acrescentando lamentar a morosidade para a resolução do problema por parte da Seminfra.
Em nota, a Seminfra informou que uma equipe do órgão foi até o local para avaliar a situação. Segundo a nota, foi constatado que a responsável pelo reparo do bueiro é a empresa de telefonia Oi.
A Seminfra disse que o órgão fica impossibilitado de fazer qualquer intervenção, pois o diâmetro da abertura é maior do que as aberturas dos poços de visita das galerias de águas pluviais, que são os de competência do Município.
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) informa que uma equipe do órgão já avaliou a situação do bueiro sem tampa na via em frente ao Colégio Nossa Senhora do Amparo, no Farol, e foi constatada a falta de tampa de tubulação de cabo optico da empresa Oi. Nestes casos, o órgão fica impossibilitado de fazer qualquer intervenção, pois o diâmetro da abertura é maior do que as aberturas dos poços de visita das galerias de águas pluviais, que são os de competência do Município.