Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Redução de voos durante pandemia levou a previsões do tempo menos precisas

Segundo pesquisa, as aeronaves são importantes porque registram informações sobre temperatura do ar, umidade relativa, pressão e vento

As previsões do tempo tornaram-se menos precisas durante a pandemia de Covid-19 devido à redução de voos comerciais. A conclusão é de um estudo conduzido pela Universidade de Lancaster, no Reino Unido, e foi publicado na quarta-feira (15) na Geophysical Research Letters.

Segundo Ying Chen, autor do estudo, as medições climáticas realizadas por aviões diminuíram de 50 a 75% entre março e maio deste ano. As aeronaves são importantes porque registram informações sobre temperatura do ar, umidade relativa, pressão e vento ao longo de sua trajetória de voo, o que pode ser bem útil para os meteorologistas.

Leia também

As regiões mais impactadas pela redução nas previsões meteorológicas foram aquelas com tráfego aéreo mais intenso, como Estados Unidos, Austrália e sudeste da China, além de regiões isoladas como o deserto do Saara, a Groenlândia e a Antártica. A Europa Ocidental, contudo, é uma exceção notável: suas previsões do tempo não foram afetadas, apesar do número de aeronaves na região ter caído de 80 a 90%.

Para o especialista, esta diferença se deve ao fato de que, na Europa Ocidental, há uma grande rede de balões e estações meteorológicos para compensar a falta de aeronaves. "É uma boa lição que nos mostra que devemos introduzir mais locais de observação, especialmente nas regiões com poucas análises de dados", disse Chen em comunicado. "Isso nos ajudará a amortecer os impactos desse tipo de emergência global no futuro."

De acordo com Chen, os modelos de previsão são mais precisos quando um número maior de observações meteorológicas é considerado ? e os voos comerciais são muito úteis para isso. Geralmente as medições meteorológicos é composto por dados coletados a partir de 3500 aeronaves e de 40 companhias aéreas comerciais diferentes.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X