Ocupando o 2º lugar, Maceió se consagrou como uma das capitais do Nordeste com melhor desempenho na Transparência de dados relacionados à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), segundo a avaliação do boletim da Transparência Covid-19 2.0 da organização Open Knowledge Brasil (OKBR).
A capital alagoana somou 88 pontos e, além da posição no Nordeste, também se tornou a quarta capital com maior desempenho do Brasil. Maceió está entre as cidades que mais amadureceu seu desempenho no ranking, saindo dos 61 pontos e chegando aos 88.
Leia também
Entre as ações da Prefeitura de Maceió no combate ao vírus, a transparência pública tem recebido atenção especial. A exemplo, a gestão municipal disponibilizou o"Portal da Transferência Municipal"e osite com informações sobre dados sanitários, epidemiológicos, ocupação de leitos e locais de atendimento.
Atualmente, de acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pels Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Alagoas tem 71.232 casos confirmados do novo coronavírus, 1.732 óbitos, 65 mil recuperados e 900 casos em investigação.
Município disponibiliza dados sanitários e epidemiológicos
As ações de transparências estão ligadas ao Gabinete de Crise, que atua no enfrentamento ao novo coronavírus e é composto pelo Gabinete do Prefeito, Procuradoria-Geral do Município (PGM), Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (Arser) e Gabinete de Governança (GGOV,) bem como as secretarias de Saúde (SMS), Gestão (Semge), Assistência Social (Semas), Economia (Semec), Educação (Semed), Comunicação (Secom), Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). O trabalho técnico conta com a Diretoria de Tecnologia da Informação da Semge com articulação da Secretaria Municipal de Controle Interno (SMCI).
Ranking
O Índice de Transparência da Covid-19 (ITC-19) é uma iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR), também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus que têm sido publicados pela União, pelos estados e pelas capitais brasileiras em seus portais oficiais. A coleta de dados é quinzenal e os resultados da avaliação são atualizados semanalmente, alternando estados e capitais.
* Com informações da Secretaria de Comunicação do Município (SECOM).