Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Sindicato faz visita no Hospital Veredas e aprova situação do uso de EPIs

Sindicatos que representam as categorias da Saúde têm visitado constantemente as unidades

Com a missão de acompanhar, de perto, o cumprimento das instituições de saúde quanto à disponibilização e o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nas unidades de saúde, o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Alagoas (Seesse-AL), Chico Lima, fez uma visita ao Hospital Veredas, na manhã dessa quinta-feira (14), e aprovou o que viu.

"Cumprimos nossa rotina de acompanhar o uso dos EPIs, para isso nós fazemos visitas. Eu tenho a dupla responsabilidade, não só como presidente do sindicato, mas como membro do Conselho Estadual de Saúde (CES) de averiguar a regularidade, mas aqui não encontramos qualquer irregularidade. Esse é nosso papel e iremos cumprir com independência, em conformidade com a Organização Mundial da Saúde, além das recomendações através de decretos, estaduais, municipais e federais", garante o sindicalista.

Leia também

"Constatamos que o pessoal está sim usando dois tipos de máscaras utilizadas nos hospitais, a PFF2 e a N95, reconhecidas tanto pelo Ministério da Saúde quanto outras instituições que têm a incumbência de avaliar este vírus. E informo à população alagoana e maceioenses que, no Veredas, todos os protocolos estão sendo cumpridos", acrescenta Chico.

Sindicatos atuantes


			
				Sindicato faz visita no Hospital Veredas e aprova situação do uso de EPIs
FOTO: assessoria

Neste momento de pandemia, os sindicatos que representam as categorias da Saúde têm visitado constantemente as unidades e, com o Veredas, não tem sido diferente, conforme relembra o presidente do sindicato.

"Há aproximadamente 45 dias, eu e o companheiro do SATEAL visitamos o hospital e tivemos uma reunião com a direção e a coordenação da enfermagem, e a informação passada foi a de que a instituição estava cumprindo rigorosamente o protocolo do Ministério da Saúde, e nós detectamos aqui este cumprimento, não encontramos irregularidade", garante Chico Lima.

E ele faz apelo aos profissionais e à população. "O Sindicato recomenda que todos os trabalhadores da saúde que estão na linha de frente, na área de risco, que tenham cuidado, estejam protegidos, cumpram rigorosamente com o uso dos EPIs, o que é fundamental, porque você não está cuidando apenas da sua saúde, mas daquele que vem em busca de saúde nas unidades. E à população, só sair em casa em extrema necessidade, com o uso de máscaras, mas, de preferência, se puder, fique em casa, onde estará bem mais guardado e seguro, esta é nossa recomendação", conclui Chico.

Profissionais seguros

Quem circula pelos corredores e principais setores do Hospital Veredas pode constatar o rigoroso cuidado com o uso eficaz dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por todos os profissionais da Saúde. A consciência da importância e a sensação prazerosa de ser cuidado são amplamente compartilhadas e estão na ponta da língua de cada colaborador, seja ele da enfermagem, da higienização, da nutrição e até do administrativo.

"É importante porque me sinto protegida, aqui e na hora que vou sair, pois sei que não irei contaminar pacientes e também quem está lá fora. Fico feliz em trabalhar aqui e saber que a empresa se preocupa com a gente, disponibilizando todos os EPIs, preocupa-se com tudo, em qualquer parte que vou, estou utilizando sempre e fico muito agradecida", declara a copeira Luana Vanessa.

"É importante usar o EPI para que possamos nos prevenir do risco da contaminação, visto que nós estamos em um hospital. É muito importante ver que a instituição se preocupa conosco, funcionários da casa, com a nossa proteção", reconhece Marileide dos Santos, técnica de enfermagem do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).


			
				Sindicato faz visita no Hospital Veredas e aprova situação do uso de EPIs
FOTO: assessoria

"Pela Covid ser uma doença muito contagiosa, tanto para a gente se prevenir e não se contagiar com a doença, bem como não transmitir para os pacientes e demais colaboradores o vírus. E saber que a instituição preocupa-se conosco nos deixa mais tranquilos para trabalhar, porque só vamos prestar um serviço e uma assistência de qualidade se a gente também estiver bem, e com todos os EPIs ficamos mais tranquilos para fazer este serviço que a gente tanto gosta", afirma a colaboradora Patrícia Soares de Lima

"Com o EPI evitamos contaminação, tanto cruzada com o paciente, e proteção para a gente mesmo, profissionais da saúde. E, com a disponibilidade destes pelo hospital, a sensação é boa, sabendo que a gente está sendo bem cuidado. Uma equipe bem cuidada é um cuidado a mais para o paciente", avalia Nathália Michelli, técnica de enfermagem.

"O EPI é importante para não se contaminar, nos proteger. Importante a instituição nos protegendo com a distribuição dos EPIs", confirma a auxiliar de higienização e limpeza, Maria Rosiane.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X