Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Crime ambiental: lixo de União de Palmares é descartado em local inadequado

Prefeitura da cidade utiliza local como "área de manejo"; material deveria ser recolhido por caminhões

O lixo doméstico da cidade de União dos Palmares tem sido descartado de maneira irregular em um terreno próximo o alto da Serra da Barriga. Em visita ao local, a reportagem daTV Gazetaencontrou pilhas de lixo doméstico amontoadas em um terreno, que é nomeado pela prefeitura da cidade como "área de manejo". O material encontrado no local deveria ser recolhido por caminhões e levado para o aterro sanitário, no município de Pilar.

Segundo a legislação ambiental vigente, essa forma de manejo dos resíduos é proibida. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos áreas de manejo devem servir apenas para transferir o material de um caminhão para o outro, sem contato com o chão, o que pode causar a contaminação do solo por chorume e gás metano, químicos nocivos ao meio ambiente e a saúde humana.

Leia também

Catadores que estavam no local informaram que o lixo é despejado no terreno duas vezes ao dia.

Desde 2018 os lixões estão proibidos em Alagoas, mas a Lei Federal que acabou com essa prática está em vigor desde 2010.

O Ministério Público de Alagoas (MP-AL) informou que está investigando o caso, mas não esclareceu se alguma penalidade será aplicada ao município pelo descumprimento da lei. Em nota, a prefeitura de União dos Palmares reconheceu que descarta o lixo nesse local sem licença ambiental, mas que aguarda a renovação da autorização do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA). Informou ainda que o acúmulo está acontecendo devido a falta de veículos para o transporte para o aterro, mas que um novo caminhão está sendo providenciado. Por fim informou que está cobrando ao consórcio de resíduos sólidos a conclusão da área de transbordo para conseguir descartar o lixo adequadamente.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X