Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Donald Trump participa de marcha contra o aborto nos EUA

Republicano, que apoiava a legalização do aborto há 20 anos, tornou-se o primeiro presidente a participar do ato

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participou em pessoa nesta sexta-feira (24) da Marcha Pela Vida - manifestação contra o aborto que ocorre anualmente em Washington. Milhares de pessoas participaram do ato.

A presença do republicano marcou a primeira vez que um presidente dos EUA participa da Marcha Pela Vida, que teve a primeira edição em 1974. Trump disse ser "uma profunda honra" estar no evento e mencionou a nomeação de dois juízes conservadores para a Suprema Corte: Brett Kavanaugh e Neil Gorsuch.

Leia também

"Crianças ainda não nascidas nunca tiveram um defensor tão forte na Casa Branca", disse Trump, que concorre à reeleição em novembro.

"Toda vida traz amor a este mundo. Toda criança leva amor a uma família. Toda pessoa merece proteção", acrescentou o presidente.

Nos Estados Unidos, o direito ao aborto foi decidido em nível federal no caso "Roe v. Wade", de 1973. A Suprema Corte garantiu o direito ao procedimento até o chamado "ponto de viabilidade" do embrião - entre 24 e 28 semanas de gestação. Depois disso, considera-se que o feto pode sobreviver fora do útero da mulher, e o aborto pode ser feito se houver risco de saúde para ela.

No sábado passado (18), a Marcha das Mulheres reuniu milhares de pessoas em Washington em manifestação que abordou temas como mudanças climáticas, igualdade salarial, direitos reprodutivos e imigração. A primeira edição desse protesto ocorreu em 2017, logo após a posse de Trump, em ato contra o presidente recém-eleito.

Mudança de posicionamento

Em entrevista concedida em 1999, Trump declarou que era a favor da legalização do aborto. "Sou completamente a favor da escolha", disse.

A mudança no posicionamento ficou mais clara enquanto ele concorria à Presidência dos EUA nas eleições de 2016 pelo Partido Republicano. A agremiação tende a ser socialmente conservadora e a maioria dos eleitores são contra a legalização do aborto.

Em 2019, Trump reforçou o posicionamento contrário à prática ao dizer que era "decididamente pró-vida". Porém, ele admitiu que deva haver exceções em casos como estupro ou incesto.

"Como a maioria das pessoas sabe, e para aqueles que querem saber, sou decididamente pró-vida, com três exceções - estupro, incesto e para proteger a vida da mãe", tuitou Trump à época.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X