Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

CNM indica que maioria das prefeituras inicia 2020 com restos a pagar

Pesquisa indica que parte dos municípios também informou atraso no 13º salário; em Alagoas, entre os 102 municípios, 47 responderam questão

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) indica que 55,1% das prefeituras em todo o País deixariam restos a pagar (RAP) de 2019 para este ano. Por outro aspecto, aproximadamente 6% das localidades informaram atraso em pelo menos uma das parcelas do 13º salário. Entre os 102 municípios de Alagoas, 47 responderam aos questionamentos.

No estado, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que a entidade não teria dados sobre quantas prefeituras de fato estão em atraso no pagamento do 13º salário dos servidores ou mesmo com pendências com RAP.

Leia também

Diante de um universo de 102 municípios de Alagoas, o Ministério Público Estadual (MPAL), através da 4ª Promotoria de Justiça, apresentou pedido de tutela de urgência contra a prefeitura de Arapiraca, para a regularização dos salários em atraso de parte do funcionalismo.

Questionado se a mesma posição teria sido adotada em outras localidades, a assessoria de comunicação do órgão ministerial declarou que as ações ficariam a cargo e sob responsabilidade dos promotores em cada cidade e que, em âmbito geral, seria preciso fazer um levantamento junto a cada comarca, para saber se houve mais pedidos além do ocorrido em Arapiraca. "Apenas o promotor [Rogério Paranhos] de Arapiraca nos comunicou".

O pedido da promotoria foi aceito pelo juiz da 4ª Vara da Justiça da localidade, Carlos Bruno de Oliveira, que determinou, nessa última terça-feira, prazo de cinco dias para que a prefeitura regularizasse a situação, sob pena de multa de diária de R$ 10 mil.

A pesquisa da CNM foi realizada com 4.618 municípios e, desse total, 47,9% iriam parcelar o pagamento do 13º salário; outros 51,6% pagariam em parcela única e 6,9% indicaram que deveriam atrasar a segunda parcela do pagamento, que deveria ter ocorrido por lei até o último dia 20 de dezembro.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X