O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) interditou, nesta quarta-feira (21), um terminal de Transpetro no Porto de Maceió por falta de licença ambiental. A empresa também foi multada por descarte irregular de resíduos.
Após a divulgação de imagens, na terça-feira (20), com um possível descarte de resíduos na região, a equipe de Gerenciamento Costeiro do IMA esteve no local, mas não conseguiu fazer coleta de amostras por causa da condições da maré. Os fiscais retornaram ao local nesta quarta.
Leia também
Em junho deste ano, o Instituto recebeu uma denúncia sobre a presença de espumas e um líquido estranho. Após a coleta, análises e avaliação de um relatório apresentado pela Petrobrás verificou-se que se tratava de material biodegradável resultante de um treinamento e que teria escorrido por uma galeria de águas pluviais.
Segundo informações do Gerenciamento Costeiro, por causa desse ocorrido, nessa quarta-feira (21), a Transpetro, responsável pela infração, recebeu um auto no valor de R$ 100 mil, por poluição e descaracterização da praia.
O Terminal de Granéis Líquidos da Transpetro, por onde entra e é armazenado combustíveis que abastecem a maioria dos postos de Maceió, foi autuado em pouco mais de R$ 12 mil. Além disso, o local também foi interditado por funcionar de modo irregular, sem licença ambiental de operação. O documento fundamental para o funcionamento está vencido e não foi renovado por pendências na apresentação de documentos por parte da empresa.