Não faltou emoção no último dia da fase classificatória do basquete masculino nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) - Conferência Nordeste. Com direito às arquibancadas lotadas do Pavilhão Comendador Tercio Wanderley, no bairro de Jaraguá, em Maceió, quatro equipes garantiram suas vagas, nesta quinta-feira (8) para as semifinais da competição.
Pelo Grupo A, a favorita Unifor-CE venceu com tranquilidade a equipe paraibana da UFCG por 115 a 54. Como haviam vencido a Uninassau-PE por 62 a 41 na estreia, os cearenses chegaram aos quatro pontos e avançaram para as semifinais em primeiro da chave, ultrapassando os pernambucanos, que se classificaram em segundo lugar no grupo com três pontos.
Leia também
Assim, a Unifor-CE terá que medir forças nas semifinais com a FAT-AL, que em um jogo emocionante até o final e, muito equilibrado, acabou derrotada para a FMN-RN por 73 a 69, avançando na segunda posição do Grupo B, com três pontos. Já os potiguares (líderes da chave com quatro pontos) vão encarar os pernambucanos da Uninassau para chegar à decisão da competição. Os jogos acontecem nesta sexta-feira (9), às 8h e 10h.
Alagoanos sofrem virada

Na partida mais esperada do dia, FAT-AL e FMN-RN travaram um confronto equilibrado, com direito a emoção até os minutos finais. Apesar do início consistente da equipe alagoana, a diferença no placar nunca ultrapassou os 10 pontos e o primeiro quarto acabou em 24 a 15 para os donos da casa.
O time visitante retornou com uma marcação mais assertiva no segundo quarto, usaram bem os contra-ataques, mas viram o ala-armador Victor Gusmão e Gabriel Lopes abrirem uma vantagem de 20 pontos para a FAT. Mas, o dia era da FMN e, com a manutenção da solidez defensiva, aliada a bons arremessos, viraram a partida no terceiro quarto para 54 a 51.

No último quarto, o veloz Daniel Soares até conseguiu manter a boa forma dos alagoanos na quadra e levantou a torcida nas arquibancadas, mas viu o capitão da FMN-RN Jorgivaldo Santos e o eficiente Luiz Junior garantirem a vitória emocionante dos potiguares por 73 a 69.
Para Daniel, o time alagoano errou em não conseguir manter o ritmo e a vantagem do placar. "Foi um jogo muito intenso. Acho que a gente jogou tudo logo no primeiro tempo e não soube administrar, permitindo que eles virassem, através da experiência e do maior porte físico", contou.

O camisa 8 da equipe alagoana também analisou o adversário das semifinais, quando a FAT vai encarar a Unifor-CE, considerada a favorita ao título.
"A gente conhece a Unifor-CE de vários campeonatos que participamos e sabemos da força deles e do favoritismo. Mas, nós também estávamos cotados como favoritos e acabamos perdendo. Portanto, estamos preparados para enfrentá-los e conseguir a vitória", afirmou.
Cearenses mostram força
No outro jogo do dia, a Unifor-CE não tomou conhecimento da UFCG-PB, que mesmo tendo um bom desempenho defensivo no início da partida, acabaram vendo os cearenses abrirem 49 a 15 no primeiro quarto.
Do segundo em diante, Gabriel Albuquerque e Israel Lima comandaram a Unifor-CE em quadra, garantindo a vitória da equipe por 115 a 69. Os dois jogadores foram os destaques da partida e terminaram o confronto como cestinhas, marcando 26 pontos cada.
Confira abaixo os jogos das semifinais do basquete masculino, nesta sexta-feira: