A eleição para reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) acontece dentro de um mês e segmentos da comunidade acadêmica se preocupam com o respeito à autonomia da universidade por parte do Governo Federal, já que, em junho deste ano, três universidades do país tiveram a nomeação de reitores que não foram escolhidos pelos estudantes, professores e técnicos.
A eleição acontece após dois procedimentos diferentes. O primeiro é chamado de Sistema de Consulta, que é organizado pelos três segmentos da Ufal (DCE, Adufal e Sintufal), para que a comunidade acadêmica vote no candidato de sua preferência, mas essa não é uma eleição formal. A consulta serve, apenas, para que se possa saber quem é o candidato a reitor que tem a preferência da comunidade acadêmica.
Leia também
A consulta é de forma equalitária, cada segmento da comunidade acadêmica tem 33% dos votos (estudantil, docentes e técnicos), que é opcional.
Já o segundo procedimento é a etapa que o MEC reconhece como legal, que é a escolha de uma lista tríplice por parte do conselho universitário - que pode levar em conta ou não o resultado da consulta realizada com os membros da universidade. Então o conselho - que é formado majoritariamente por professores - indica três nomes o qual o MEC irá escolher quem irá tomar posse.
"É um processo antiquado. Os três nomes apontados pelo conselho não precisam nem ser os dos candidatos do Sistema de Consulta, podem sugerir outros nomes. Então mandam para o MEC para que seja definido quem será o nomeado", criticou o Presidente da Adufal, Profº Jailton de Souza.
"Mas, nos últimos 30 anos, o conselho tem respeitado o resultado da consulta organizada pelas entidades. A gente espera que agora aconteça a mesma coisa, mas o contexto é outro, devido à situação política que a gente vive", disse Jailton.
ÀGazetaweb, o professor reiterou que a comunidade acadêmica da Ufal espera que o governo respeite a autonomia da universidade e o processo democrático - que é o Sistema de Consulta, o qual evidencia a expectativa dos estudantes, professores e técnicos da universidade.
O Sistema de Consulta acontece no 1º turno, durante os dias 7 e 8 de agosto; se houver 2º turno, será nos dias 14 e 15 do mesmo mês. O reitor deve tomar posse em janeiro de 2020.
De acordo com a Adufal, até então, só há a confirmação de um candidato no Sistema de Consulta e não é a atual reitora, Valéria Correia.