Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Familiares de Silvânio Barbosa protestam durante audiência de acusado do crime

Manifestantes exigem pena máxima para Henrique Matheus da Silva Souza, 18, que responde por latrocínio

Familiares e admiradores do vereador Silvânio Barbosa, assassinado dentro do seu apartamento no ano passado, protestaram em frente ao Fórum do Barro Duro na tarde desta quinta-feira (11), exigindo pena máxima ao acusado, Henrique Matheus da Silva Souza. A manifestação ocorreu durante a audiência de instrução do réu.

Com aproximadamente 30 pessoas, o ato foi realizado no semáforo próximo ao Fórum, em que os manifestantes aproveitavam o fechamento do sinal para gritar o nome do parlamentar e receber apoio dos motoristas que passavam na hora.

Leia também

Presente ao protesto, o afilhado do vereador, Devinho Barbosa, cobra condenação máxima para o caso. "Silvânio era um líder. Queremos justiça para este que era um dos maiores líderes que a cidade teve", expressou, acrescentando que um dos objetivos do ato é relembrar a sociedade sobre o crime. "Queremos chamar atenção das pessoas e do magistrado. O povo tem que lembrar", explicou.

A audiência foi iniciada às 15h no fórum do Barro Duro e deve ouvir Henrique Matheus e outras 11 testemunhas. O réu, preso desde o dia 13 de outubro no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano, responde pelo crime de latrocínio. Seu depoimento será por meio de videoconferência.

"Não havendo nenhuma diligência no prazo legal, será aberto vista para as alegações finais. Após isso haverá a decisão", explicou o juiz Rodolfo Osório Gatto Hermann, titular da 6ª Vara.

Por justiça

"Cadê o vovô careca?". Todas as vezes em que o neto do vereador faz essa pergunta, vêm à tona as lembranças e a saudade que marcam esses "dias difíceis" que sucedem a morte de Silvânio Barbosa, brutalmente assassinado em setembro passado. O relato é de Brivaldo Marques, filho do vereador, e que, junto aos familiares e admiradores, cobram da justiça a pena máxima para o assassino confesso.

Presente à audiência de instrução, Brivaldo disse que espera efetividade do que chamou de "justiça dos homens".

"Eu espero que a justiça seja feita. Foi um crime bárbaro, todo mundo sabe o que aconteceu e não tem justificativa nenhuma do juiz não dar a pena máxima", afirmou.

Irmão de Silvânio Barbosa, Célio Barbosa fez um apelo direto aos membros do judiciário e à sociedade alagoana para que insistam na pena máxima. "Somos sabedores de que ele tem vários atenuantes, mas queremos e pedimos aos senhores que compõem a justiça alagoana que se sensibilizem e façam a pena máxima para esse elemento", disse, agradecendo o apoio popular à manifestação que pedia justiça às portas da audiência.

"Agradecemos àquelas pessoas que se deslocaram dos seus lares e estão aqui presentes, nos apoiando. Nada vai trazer Silvânio de volta, mas a gente não quer que esqueçam a pessoa, o ser humano que ele foi", concluiu.

A irmã do vereador, Marcela Barbosa, questiona mudanças no depoimento do réu e também pede a pena máxima para Matheus da Silva Sousa, preso enquanto fugia. Matheus afirmou que havia se relacionado com a vítima nos quinze dias que antecederam o crime e ficado horas dentro do apartamento após cometer o crime, observando o vereador agonizar.

"A gente quer justiça, porque infelizmente ele não volta. Meu irmão não volta. A gente quer a pena máxima. Que esse bandido, esse assassino premeditou o crime. Ele deu 26 facadas no meu irmão e agora vem dizer que estava drogado? Não!", protestou a irmã do vereador.

"Ele premeditou, tem fotos, tem tudo, ele diz no primeiro depoimento. Em cada depoimento que ele dá, ele muda e provavelmente vai mudar hoje. Só não muda o fato de que ele matou, ele assassinou. Foi um crime cruel e bárbaro. Ele é um covarde, que pegou meu irmão num momento desprevenido, ganhou a confiança dele para poder fazer isso. A gente quer justiça e não é só a família não, é a população. Ele era um homem público. Nada mais justo de que a Justiça dê a pena máxima a esse assassino".

Onze testemunhas e o réu, Henrique Mateus da Silva Sousa, deverão ser ouvidos.

Henrique Mateus da Silva está no Presídio do Agreste e será ouvido por videoconferência. Segundo o advogado de defesa, Geoberto Luna, o réu disse que tinha a intenção de roubar o vereador e não matá-lo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X