Mais de 5 mil bitucas de cigarro foram retiradas da praia de Jatiúca, em Maceió, nesse fim de semana. O número é alarmante, mas é ainda mais preocupante por essa quantidade ter sido recolhida em uma faixa de apenas 300 metros de areia e em cerca de uma hora. A ação foi realizada no sábado (23), por cerca de 80 pessoas engajadas nas causas ambientais.
Os voluntários criaram perfis nas redes sociais onde compartilham informações sobre o feito e de futuras atividades. Esta foi a terceira ação do projeto intitulado Nossa Praia Limpa,que, além da exorbitante quantidade de bitucas, recolheu diversos tipos de lixo, a exemplo de vidro, plástico e borracha.
Leia também

"Sem dúvida é o resíduo mais encontrado na praia [as bitucas de cigarro]. Precisamos nos importar mais, não achar normal ver alguém jogando bituca no chão. Esta realidade precisa mudar", citou um dos coletivos engajados na ação, por meio das redes sociais.
Crianças, jovens e idosos fizeram bonito. Além de recolherem o lixo, conscientizaram quem estava no local e quem os 'seguem' nas redes sociais. Os perfis dos grupos ficaram repletos de fotografias do feito exemplar.

O projeto
Nossa Praia Limpa
foi idealizado pela Organização Não Governamental (ONG) Coletivo Praia Limpa e recebe apoio do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e de diversos coletivos preocupados com a causa ambiental.
Na edição do mês passado, os voluntários retiram 750 quilos de lixo da praia do Pontal da Barra.
A ação acontece uma vez por mês e está aberta a voluntários. A organização é simples e informal, basta seguir os perfis dos coletivos nas redes sociais e ficar por dentro de quando acontecerá a próxima atividade.
Visualizar esta foto no Instagram.Uma publicação compartilhada por Maceió. Paraíso até quando? (@paraisodasaguasatequando) em
Visualizar esta foto no Instagram.Uma publicação compartilhada por Coletivo Praia Limpa (@coletivopraia) em
Visualizar esta foto no Instagram.Uma publicação compartilhada por Instituto do Meio Ambiente (@ima.alagoas) em