Um homem foi multado no valor de R$ 24 mil por manter pássaros ameaçados de extinção em cativeiro, no município de União dos Palmares, no interior de Alagoas. O caso aconteceu na quarta-feira (6), mas só foi divulgado na sexta (8).
Segundo informações do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), a multa foi aplicada em razão da acusação de tráfico de passeriformes, que são pássaros de uma grande ordem da classe aves, com quase 6.000 espécies.
Leia também
As equipes encontraram o cativeiro após o recebimento de denúncias. O homem mantinha seis pássaros, dois deles da espécie sete cores, que está ameaçada de extinção.

Além dele, mais duas pessoas foram localizadas cometendo crimes ambientais na região. Com elas, as equipes apreenderam duas espingardas, duas tatuzeiras e mais pássaros.
Ao todo, a operação, que foi realizada pelo IMA e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), apreendeu 20 pássaros e um papagaio. Os animais foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). As 35 gaiolas e alçapões foram destruídos no local.
*com informações da assessoria.