De acordo com o grupo Aliança LGBTI, cisgênero é uma pessoa --homem ou mulher-- quese identifica com os aspectos do gêneroatribuído ao nascer. Isso engloba as pessoas que não são transgênero (transexuais, travestis ou não-binárias, por exemplo).
O prefixo "cis-" é usado porque é o oposto do "trans-", e também é empregado no início de palavras para designar algo que está "ao mesmo lado".
Outra confusão comum é entre identidade de gênero e orientação sexual, que não têm relação. Uma mulher cisgênero não é, necessariamente, heterossexual. Um homem ser transgênero não o torna homossexual.
Transfobia
Na trama deDaniel Ortiz, o casal formado entre Catatau e Renatinha parecia improvável. Isto porque, no início da novela, a secretária insistia em chamar o estagiário pelo pronome feminino e não respeitava a identidade de gênero do colega.
A atitude da personagem de Juliana Alves nada mais é do que um exemplo detransfobia, preconceito que não se limita à ficção. Bernardo de Assis chegou a sofrer ataques contra sua identidade de gênero justamente por interpretar o personagem na novela. Após daruma entrevista sobre Catatau, foi intimidado e ameaçado de morte em suas redes sociais.
Na semana final de Salve-se Quem Puder, Renatinha, que passou a novela inteira apaixonada por Rafael (Bruno Ferrari), desenvolverá um carinho especial pelo colega. Ela chegará a defender Catatau de mais ataques transfóbicos, dessa vez de Tammy (Lívia Inhudes) e Isaac (Conrado Caputo).
O romance dos dois, então, vai deslanchar com umbeijaço em público, cena que vai ao ar no capítulo de 14 de julho. Na semana seguinte,Salve-se Quem Puder será substituídapela reprise de Pega Pega, novela exibida em 2017.