Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Em reunião com ministro, Paulo propõe reestruturação do porto

Iniciativa visa a construção de uma área específica para contêineres e a ampliação do calado

Em reunião nesta quarta-feira (7), o governador Paulo Dantas defendeu a reestruturação do Porto de Maceió para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. A iniciativa visa a construção de uma área específica para contêineres e a ampliação do calado, o que proporcionaria avanços significativos na operação portuária.

O governador destacou a importância de criar uma estrutura capaz de atrair novos produtos, que, atualmente, acabam indo para o Porto de Suape, em Pernambuco. “Alagoas necessita ampliar a capacidade do Porto de Maceió para que receba mais que líquidos e granéis e passe a captar novos produtos, tornando-se mais competitivo. Com isso nós fortalecemos a nossa economia, baixamos os custos de produção e de exportação”, destacou.

Já o ministro ressaltou a importância de avançar na diversificação das operações do porto e ainda falou que o governo deve identificar novas áreas de captação para provocar o avanço no estado alagoano.

“Alagoas tem grande potencial econômico em diversas áreas e sua costa marítima tem as melhores condições para que a capacidade do porto seja ampliada e fortaleça sua economia, elevando o patamar do estado. Solicitei ao governador que encaminhe nas próximas semanas o projeto de ampliação para que o Ministério possa viabilizar o quanto antes”, disse.

Silvio Costa Filho sugeriu ainda que seja assinado, entre o Ministério de Portos e Aeroportos e o Governo de Alagoas, um Termo de Compromisso para sinalizar ao mercado e facilitar a atração de novas empresas.

Também presente no encontro, a Secretária da Fazenda, Renata dos Santos, ressaltou a necessidade de um espaço dedicado a contêineres para impulsionar o desenvolvimento do estado.

“A limitação atual reflete na economia do estado, influenciando no escoamento e na recepção da produção, que acabam indo para outros portos, elevando os custos. Com a área de contêineres, Alagoas passaria também ter uma capacidade de receber navios com outros tipos de cargas, aumentaria a capacidade e a concorrência”, frisou.

Artigos Relacionados

AEROPORTO DE MARAGOGI

O governador Paulo Dantas, na reunião, anunciou a conclusão da primeira fase do aeroporto de Maragogi para este ano. Os estudos para a requalificação do aeroporto de Penedo também estão em fase final, conforme anunciado durante a reunião, recebendo comemoração do ministro.

Em um próximo passo, ficou acordado que, em março, o ministro Silvio Costa Filho realizará uma visita ao Porto de Maceió e ao Aeroporto de Maragogi. Nessa ocasião, os investimentos planejados para o porto serão anunciados.

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X