
Nos dias 26 e 27 de outubro, a Organização Arnon de Mello (OAM) estará realizando mais uma edição do Revisão Enem Alagoas, nos municípios de Maceió e Arapiraca. Trata-se de uma aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio que acontecerá, de forma simultânea, nas duas cidades e que vai levar para os estudantes todo o conteúdo cobrado na prova.
Mas enquanto os dias do aulão não chegam, os candidatos inscritos no estado podem estudar em casa, gratuitamente, por meio da plataforma Hora do Enem, disponibilizada no Portal Gazetaweb.
Leia também
Os aulões acontecem no fim de semana que antecede o exame e contarão com a expertise dos profissionais que integram a equipe do professor Jaguar, bastante conhecido pelo ensino da Matemática no estado. Em Maceió, o Revisão Enem Alagoas vai acontecer no Auditório do Cesmac, e em Arapiraca, será realizado no HD Hall, de 8h às 12h. A expectativa é repetir o sucesso do ano passado, quando milhares de alunos participaram de uma verdadeira imersão nos estudos durante dois dias.
No primeiro dia de evento, os estudantes terão acesso aos conteúdos de Matemática e Natureza - Biologia, Física e Química. Já no segundo dia, serão abordados os assuntos da área de Humanas, Linguagem e Redação, trazendo conteúdos de História, Geografia, Sociologia, Gramática e interpretação textual.
Para o gerente de Marketing da OAM, Beto Oliveira, por meio do Revisão Enem Alagoas, os estudantes das duas cidades terão acesso a um conteúdo de qualidade, que será repassado por uma equipe competente de professores. “Além disso, também vamos disponibilizar apostilas com todo o conteúdo, água e kit lanche para todos os estudantes. Tudo isso de forma gratuita, porque o nosso objetivo é contribuir para o conhecimento desses alunos”, pontua o gestor.

O professor Jaguar ressalta a democratização da educação com a iniciativa e diz que a expectativa para o evento é a melhor possível. “Esse é um evento de muita relevância, muito importante, porque, além de democratizar a educação para todos, traz para os alunos, de maneira geral, dicas, conteúdos e momentos de reflexão com os melhores professores do estado. Profissionais que têm muitos anos de experiência. A OAM fez o convite e ficamos muito felizes, uma vez que o evento é voltado para todos os alunos”, fala.
PLATAFORMA ONLINE
Enquanto os estudantes se preparam para participar do aulão, eles podem reforçar o conteúdo e o aprendizado acessando a plataforma Hora do Enem, cujo acesso acontece por meio do portal Gazetaweb ou via aplicativo. Lá, estão disponibilizados videoaulas, exercícios, simulados e e-books que reúnem todo o material base que costuma ser cobrado nas provas.
Para acessar a plataforma, é preciso que os estudantes sejam residentes em algum município alagoano e preencham um formulário no qual é obrigatória a inserção do número de inscrição do Enem. Após o cadastro, o acesso a todo o conteúdo é liberado em algumas horas, com a confirmação de participação no projeto sendo enviado por e-mail para o candidato.
Além de preparar para o Enem 2024, a plataforma também poderá ser utilizada pelos estudantes que vão se submeter a vestibulares que acontecem em todo o país, geralmente, no primeiro trimestre do ano. Isso porque todo o conteúdo do site ficará disponibilizado até o mês de março de 2025.
Além da Gazetaweb, o material também pode ser acessado por meio do aplicativo Hora do Enem, que está disponível para download nas lojas oficiais do Google Play e Apple Store (grátis), devendo o participante informar login e senha válidos.

E para complementar o “combo” de conteúdo exclusivo, a GazetaNews está exibindo, aos fins de semana, aulas que abrangem todas as disciplinas cobradas no Enem. No total, são 50 episódios trazendo os mais variados conteúdos. As primeiras aulas vão ao ar aos sábados e domingos, sempre a partir das 6h. A GazetaNews pode ser acessada por meio da Gazetaweb; e do canal 525 da NET/Claro.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Organização Arnon de Mello (OAM) e o Curso Intensivo Digital Hora do Enem, elaborado pela TV Escola, com o apoio do Colégio 24 Horas e o QG do Enem. O projeto conta, ainda, com o apoio da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
De acordo com o professor João Mesquita, diretor do Colégio 24 horas e responsável pelo projeto, o curso on-line foi criado para que os estudantes possam fazer uma revisão intensiva, acessando a programação básica do Enem, que utiliza como referência as 120 habilidades que compõem as matrizes do Exame, contemplando assim todas as disciplinas. É um material criado, de fato, para o autoestudo.
“Desenvolvemos uma plataforma para que pudéssemos oferecer aos estudantes um curso digital on-line que eles podem acessar do computador, do celular ou via aplicativo do projeto. As videoaulas que estão sendo exibidas neste curso são videoaulas de professores de sala de aula, com experiência, ou seja, os conteúdos são tratados de forma aprofundada, como é feito em sala de aula. A plataforma propicia ao estudante que quer se preparar para o Enem o acesso a um conteúdo rico e praticamente completo, onde ele pode acessar as diversas disciplinas através das aulas dadas on-line pelos professores. Atrelado a isso, temos o material de apoio e exercícios, além de associar o conteúdo programático das matérias tradicionais às habilidades, que na verdade são os pontos de referência em que o Enem cobra do aluno o entendimento das matérias”, fala o professor.
