
A lei que autoriza o Governo de Alagoas a transferir o terreno de 11,8 hectares, na Praia de Miaí de Cima, em Coruripe, ao grupo português Vila Galé, foi apresentada neste sábado (12) pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro.
Com a sanção do governador Paulo Dantas, que será publicada no Diário Oficial do Estado da próxima segunda-feira (14), o presidente da rede portuguesa, Jorge Rebelo, anunciou, para o segundo semestre deste ano, o início da construção dos dois empreendimentos hoteleiros que estão previstos no município alagoano do Litoral Sul. O grupo empresarial vai investir mais de R$ 200 milhões nas obras, que devem ser concluídas dentro de 18 meses.
Leia também
Jorge Rebelo afirmou que os incentivos locacionais do Governo do Estado, que permitiram a cessão da área, foram decisivos para a construção dos dois novos hotéis do Vila Galé em Alagoas. "São muito importantes. Eu diria que são decisivos", declarou o empresário português, cujo grupo hoteleiro já construiu um resort na Barra de Santo Antônio, Litoral Norte, que também contou com incentivos do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin).
O empresário português agradeceu ao governador, representado na solenidade pelo secretário Felipe Cordeiro, e à secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, presente à cerimônia, que aconteceu na área onde serão construídos os dois hotéis. São 400 metros lineares paralelos à praia, entremeados pelo coqueiral.
"Estes incentivos, é importante que se diga, têm um retorno muito rápido. Os hotéis vão gerar muito emprego, vão gerar renda, desenvolvimento e melhorar a vida das pessoas. Para o Estado, vai ser também uma geração de renda, porque nós faturamos muito. Vá perguntar à prefeita da Barra de Santo Antônio: mesmo com a redução do imposto, quem é o principal contribuinte do município? É o Vila Galé", afirmou Jorge Rebelo.
Os hotéis
O grupo português vai construir dois empreendimentos hoteleiros em Coruripe. Um deles será o Hotel Vila Galé Nep Kids com 350 apartamentos. No projeto original seriam 252 unidades habitacionais, mas neste sábado (12), Jorge Rebelo anunciou a expansão do número de apartamentos e a construção de um Centro de Convenções e de uma boate dentro do complexo hoteleiro.
O outro equipamento será o Hotel Vila Galé da Rede Colection que terá 144 apartamentos. Juntos, os empreendimentos devem gerar mais de 500 empregos diretos.
A secretária de Estado do Turismo destacou que o Governo de Alagoas tem feito o "dever de casa", atuando na atração de novos investimentos privados, na infraestrutura, na promoção do Destino e na qualificação da mão de obra.
"Somente no ano de 2024, o Governo de Alagoas capacitou mais de 3 mil agentes internacionais para a venda do Destino Alagoas. O governador Paulo Dantas sempre colocou o turismo como um grande protagonista no cenário econômico e de geração de emprego e renda. E isso já se reflete nos números", apontou Bárbara Braga.
"Nós fechamos 2024 com aumento de 15%, tanto no quantitativo de voos, quanto no fluxo de passageiros do nosso Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Isso representa, pelo menos, mais de 300 mil turistas acima do registrado no ano de 2023. Comparando o mês de dezembro de 2024 com dezembro de 2023, tivemos 207% de incremento no desembarque de turistas internacionais", celebrou a secretária.