A estimativa do governo federal na produção de energia é preocupante a partir de maio e já existe a possibilidade da volta da bandeira amarela, o que incidiria para os consumidores mais R$ 1,88 a cada uso de 100 kw-hora, com reflexo direto na inflação.
As causas, informa a Aneel, são o aquecimento global e chuvas insuficientes nas localidades onde ficam instaladas as geradoras de energia. A situação é bastante delicada, e o brasileiro já deve ir preparando o bolso ainda neste primeiro semestre.
ALTERNATIVA
Embora os especialistas apostem na produção de energia eólica – farta principalmente na Região Nordeste – , a logística não é favorável para a complementação da energia nas subestações e linhas de transmissão. Ou seja, será preciso acionar as geradoras termelétricas para compensar a perda, encarecendo o produto.
ACELERANDO
Enquanto o governo federal se preocupa com o custo energético para a população, aqui em Alagoas a expectativa é com a eleição de 2026 e quem serão, principalmente, os candidatos majoritários.
PRESSÃO
Mesmo que afirmem por aí ainda não ser hora para anunciar nomes para o Senado – para o governo aparecem Renan Filho e JHC, se e ambos não mudarem de rumo –, é preciso lembrar que muitos eleitores já se comprometem a votar no seu candidato. Então, é bom se apressarem.
TRANSFERINDO
Mesmo que já deva saber para onde vai, o deputado Arthur Lira transfere essa decisão para os seus aliados para tentar aliviar a tensão, que vem aumentando a cada dia que passa.
ARRUMAÇÃO
Sem compromisso de se candidatar futuramente a qualquer cargo eletivo, o vice-governador Ronaldo Lessa cuida da saúde e sua meta é fortalecer o PDT, de onde é líder no Estado, para disputar com reais condições as eleições de 2026.
APOSTA
Além de Rafael Brito, que se situa entre um dos candidatos a deputado federal pelo MDB, Tereza Nelma – empossada no início da semana passada no secretariado do Governador Paulo Dantas –, é aposta de um segundo nome para a Câmara Federal, dependendo de sua atuação ainda este ano da nova função.
MEXENDO
Com essas alterações no quadro político, Renan Filho poderia entrar para a disputa pelo governo em substituição a Paulo Dantas, dando força à reeleição de seu pai no Senado, considerada como prioridade no próximo ano.
BURACO
Os saques sucessivos da caderneta de poupança, que superaram os níveis de depósitos, estão criando dificuldades para quem queira financiar casa própria. A alta no consumo, principalmente de alimentos e outros segmentos, têm provocado uma restrição no crédito de imóveis.