
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aceitou a nova indicação do União Brasil para o Ministério das Comunicações, e Frederico de Siqueira Filho, então presidente da Telebras, assumiu a pasta. Siqueira Filho foi nomeado e tomou posse durante reunião com o presidente na manhã desta quinta-feira (24/4).
O nome foi levado ao chefe do Planalto pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), nessa quarta-feira (23/4), um dia após o deputado federal Pedro Lucas (União-MA) declinar o convite para comandar a pasta.
Leia também
O Ministério das Comunicações estava sem titular desde o dia 9 de abril, quando o então ministro Juscelino Filho (União-MA) pediu demissão após ser denunciado por corrupção.
A vaga foi oferecida inicialmente a Pedro Lucas Fernandes, líder do União Brasil na Câmara dos Deputados. O parlamentar chegou a ser anunciado como novo ministro, mas voltou atrás e decidiu não aceitar a nomeação.
Em nota, o deputado pediu desculpas ao presidente e afirmou ter “convicção de que, neste momento, posso contribuir mais com o país e com o próprio governo na função que exerço na Câmara dos Deputados“.
“A liderança me permite dialogar com diferentes forças políticas, construir consensos e auxiliar na formação de maiorias em pautas importantes para o desenvolvimento do Brasil”, completou o parlamentar.
Pedro Lucas também foi indicado a Lula por Alcolumbre, quando Juscelino Filho foi afastado. O União Brasil na Câmara, porém, enfrentou dificuldades para chegar a um nome de consenso para liderar a bancada no início do ano, com os deputados divididos. O parlamentar, então, decidiu permanecer no cargo.
Veja a matéria completa em Metrópoles