Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Rio de Janeiro dá início ao plantio de mudas na Floresta dos Atletas

Ato honra compromisso assumido durante a Olimpíada Rio 2016

A prefeitura do Rio iniciou hoje (25) no Parque Radical, em Deodoro, zona oeste da cidade, o plantio da Floresta dos Atletas, promessa feita durante a Olimpíada Rio 2016.

O espaço vai abrigar 13.725 mudas de 207 espécies da Mata Atlântica e honrar o compromisso assumido ao vivo, anunciado para 3 bilhões de pessoas no planeta. O plantio resgata uma área que foi degradada nas últimas décadas.

Leia também

O ginasta olímpico Diego Hypólito, que ganhou medalha de prata nas competições de solo de ginástica artística na Olimpíada Rio 2016, participou da cerimônia.

Na cerimônia de abertura da Olimpíada Rio 2016, atletas depositaram, em pequenos tubos, sementes de 207 espécies da Mata Atlântica, representando o número de países que participaram da competição. Esta foi a primeira Olimpíada a ter um compromisso ambiental.

Três anos depois dos Jogos, a prefeitura do Rio torna possível a promessa sem usar recursos públicos. Para investir os R$ 3 milhões necessários para o plantio das 13.752 mudas na área de cinco hectares em Deodoro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente utilizou compensações ambientais. Trata-se de mecanismo legal de contrapartida para que empresas, cujas atividades causem impacto ao meio ambiente, compensem os danos plantando árvores em áreas determinadas pela secretaria.

"O que estamos fazendo aqui é parte de um grande esforço. Essas mudas são um tesouro. Três anos se passaram, e as pessoas se perguntavam onde estava a Floresta dos Atletas. Até que a união do Meio Ambiente, do Legado Olímpico, do Exército e da Procuradoria-Geral do Município possibilitou que esse compromisso firmado na Olimpíada fosse cumprido", disse o prefeito Marcelo Crivella.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Queiróz, a Floresta dos Atletas será parte de um amplo programa de reflorestamento que vem sendo planejado. "Estamos honrando o nome da nossa cidade e do nosso país", afirmou.

Para a subsecretária municipal do Legado Olímpíco, Patrícia Amorim, o ato foi uma "maratona. "Mas cruzamos a linha de chegada, tivemos paciência e sabedoria para chegar à melhor solução. Encontramos parceiros com capacidade e generosidade, que priorizaram esse projeto. Esse é um legado ambiental para o Brasil e o mundo", ressaltou.

Das 207 espécies de Mata Atlântica escolhidas, 42 correm algum risco de extinção e 92 possuem frutos que atraem a fauna e podem ser consumidas.

A primeira fase do plantio da Floresta dos Atletas vai receber 75 espécies, entre elas, mudas de pau-brasil, pau-ferro, jequitibá, aldrago e árvores frutíferas como pitanga, cambucá e grumixama.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X