
O descontrole da glicose no sangue pode ser um gatilho silencioso para o desenvolvimento de diversas doenças metabólicas e sistêmicas, impactando a saúde de forma progressiva. Antes de entender as consequências, é fundamental compreender o que são os picos de glicose e por que eles ocorrem.
Segundo o médico Wandyk Alisson, pós-graduado em endocrinologia, um dos principais fatores que influenciam os picos de glicose é o Índice Glicêmico (IG) dos alimentos. “O IG mede a velocidade com que um determinado alimento eleva os níveis de açúcar no sangue. Alimentos com IG alto são rapidamente digeridos e absorvidos, causando picos de glicose mais intensos e, consequentemente, aumentando o risco de resistência à insulina e outras complicações metabólicas”.
Leia também
O Dr. Wandyk Alisson lista alguns dos alimentos com alto IG que merecem atenção: “Entre os alimentos com alto IG, que geralmente apresentam um valor acima de 70, estão os açúcares refinados como o açúcar branco, o mel e o xarope de milho. Bebidas açucaradas como refrigerantes, sucos industrializados e energéticos também entram nessa categoria.