
Imagine por um momento que você pudesse obter os benefícios do exercício sem mover um único músculo. Pode parecer ficção científica, mas uma equipe de pesquisadores desenvolveu um composto que pode imitar os efeitos do treinamento físico. Seu nome é SLU-PP-332, e estudos recentes mostraram que ele pode ativar vias metabólicas semelhantes às do exercício, fazendo com que o corpo funcione como se estivesse no meio de um treino.
Pesquisa publicada na ACS Chemical Biology em 2023 revelou que esse composto ativa os receptores ERR (α, β e γ), principais reguladores do metabolismo energético. Dessa forma, ele aumenta a eficiência mitocondrial e promove a queima de gordura. Em testes com camundongos, os animais tratados correram 70% mais tempo e 45% mais longe em comparação com aqueles que não receberam o composto. Isso se deve a uma mudança na composição muscular, com um aumento nas fibras musculares do tipo IIa, típicas de atletas de resistência.
Leia também
De acordo com o pesquisador Thomas Burris, professor de farmácia da Saint Louis University, na Flórida (EUA), “esse composto diz ao músculo esquelético para fazer as mesmas alterações observadas durante o treinamento de resistência”.
Leia a matéria completa no Metrópoles