Evento que se tornou lar das produções autorais e independentes de Alagoas, o Festival Carambola chega a 4ª edição com uma maratona de shows. No dia 28 de março, o festival leva ao palco diversos estilos musicais de artistas e grupos alagoanos e, de quebra, traz a cantora paulista Céu.
O Carambola ocorrerá no estacionamento do Parque Shopping, em Cruz das Almas, e, além da música, vai receber um misto de música, gastronomia e intervenções criativas. O evento acaba de divulgar a programação completa nas redes sociais.
Leia também
A headliner da vez é a cantora Céu (SP). A banda Vibrações (AL), o músico Marinho e o grupo Tuyo (PR) também são nomes confirmados. Entre as dobradinhas, cantarão no Carambola Lucy Muritiba e Vitor Pirralho (AL), Lore B e Robson (AL) e a Orquestra Greiosa (RN) com Felipe Cordeiro (PA). Os intervalos entre os shows serão comandados pelo DJ Finizola (AL) e pela DJ Renata Corr (SP).
"O quarto ano consecutivo do festival vem ainda maior e mais completo. Nosso objetivo é fazer com que o Carambola se fixe no imaginário popular como um encontro anual de quem admira e consome a arte independente produzida no estado", explica Lili Buarque, produtora cultural e organizadora do Festival Carambola.

Para a produção do evento, o Carambola cria uma ponte entre artistas e públicos, além de proporcionar uma democratização do acesso à música produzida em Alagoas.
"A maioria da população alagoana não conhece os artistas locais. Passam a ter algum contato quando esses cantores alcançam um determinado sucesso por aí a fora, mas raramente acompanham o processo até lá. Então é um espaço muito bacana para artistas independentes como eu", afirma Lore B.
Já o músico Marinho pretende lançar um disco de inéditas até o dia de seu show no Carambola. Em 2019, ele lançou dois singles: "Um Dia" e "Nova II", ambos sucessores do seu debut álbum "Sombras", de 2017. O novo trabalho se chama "Leve Vazio".
"Para nós, músicos independentes, participar de festivais é um vetor extremamente importante de divulgação de trabalho, pela quantidade de público e variedade de gostos. Participar do Carambola é ainda mais especial, primeiro porque o festival nasceu aqui, perto da gente, em Alagoas; segundo porque sabemos do esforço e do empenho da produção para poder fomentar a cultura numa cidade tão carente de intervenções e boas intenções", diz.

ANTES DO SHOW
Na semana que antecede o festival, entre os dias 23 e 27 de março, acontecerá a Semana Carambola - com oficinas, palestras e debates gratuitos ocupando o Parque Shopping Maceió. A praça de alimentação e auditório do centro de comparas serão palco para capacitações e diálogos sobre aspectos da produção musical. As inscrições gratuitas serão abertas em Março.
CARAMBOLINHA
E para os pequenos, um mini festival. No domingo 29, o Festival Carambola executa uma parceria com a Vila Materna e promove estações de atividades para crianças e seus pais no "Carambolinha", versão mirim do festival. Oficinas de pintura, musicalização, feira de troca de brinquedos e atrações musicais vão encerrar com chave de ouro a programação.
INGRESSOS
Os ingressos para o Festival Carambola podem ser adquiridos online pelo www.festivalcarambola.com.br ou físicos na loja Chilli Beans dos shoppings Maceió e Parque.