Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Casada? Tem filhos? Saiba mais sobre a vida da correspondente Ilze Scamparini

Referência no jornalismo internacional, Ilze também chama atenção do público quando o assunto é sua vida pessoal


			
				Casada? Tem filhos? Saiba mais sobre a vida da correspondente Ilze Scamparini
Casada? Tem filhos? Saiba mais sobre a vida da correspondente Ilze Scamparini. — Foto: Reprodução/Instagram

Quando algo importante acontece em Roma, na Itália, ou no próprio Vaticano, os brasileiros já sabem o que esperar: Ilze Scamparini, com uma roupa neutra e um tom firme, nos telhados da capital italiana, pronta para informar ao público os acontecimentos do lado de lá. Correspondente da TV Globo em Roma, a repórter de 66 anos é figura icônica em coberturas sobre o Vaticano. Mas, além das entradas ao vivo em cenários inesquecíveis, ela também desperta a curiosidade do público sobre sua vida pessoal. Afinal, quem é Ilze Scamparini longe das câmeras?

De família italiana, formação católica e nascida em 1958, Ilze é formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Antes de se mudar para Roma, trabalhou em diversos veículos no Brasil e chegou à capital italiana com a ideia de ficar por apenas um ou dois anos. Mais de duas décadas depois, continua morando lá.

Leia também

Esteve presente em grandes coberturas, tanto no Brasil quanto no exterior. Fluente em italiano, espanhol e inglês, além do português, Ilze também é escritora, autora do romance Atirem Direto no Meu Coração.

Ilze é casada? Tem filhos?

Em entrevista ao jornal gaúcho Zero Hora, em 2023, Ilze falou sobre sua reservada vida pessoal. Ela contou que, ao lado do roteirista e escritor italiano Domenico Saverni, com quem vive um relacionamento há quase 20 anos, pretende oficializar a união: "O casamento se torna mais interessante depois que você passa bastante tempo com uma pessoa." O casal se conheceu durante um jantar, na casa de uma amiga da jornalista.

Ilze optou por não ter filhos, mas encontrou formas de exercer seu instinto materno com a família: "Minha irmã teve duas filhas e ajudei a criá-las. Parte do instinto materno resolvi com minhas sobrinhas. Meu irmão mais velho também teve filhas. Meu contato com elas faz com que me sinta uma segunda mãe. E também porque não deu tempo. Sempre viajei muito, tive uma vida atribulada. Achava que não seria uma boa mãe", contou ao jornal.

Ela ainda falou sobre a diferença cultural: "Outra coisa: no Brasil, é difícil encontrar pessoas sem filhos, mas aqui a grande maioria dos meus amigos não tem filho. Antigamente, as famílias italianas eram enormes, a avó do meu marido teve 20 filhos, mas hoje a Itália é um dos países onde menos nascem crianças, uma das mais baixas natalidades do mundo."

Como é a rotina da jornalista?

Ainda na entrevista, Ilze contou um pouco de sua rotina na Itália: "Durmo tarde, acordo cedo e gostaria de dormir bem mais. Leio todos os jornais, pesquiso o que está acontecendo no mundo e tento prever meu dia. Às vezes, procuro passar um creme no rosto, fazer uma caminhada, levar a cachorrinha para passear."

Ela também comentou que frequenta feiras de rua, apesar de sempre com pressa: "Vou à feirinha, mas não sempre. Tudo com pressa. E espero o horário de as pessoas acordarem no Brasil para ver o que preciso fazer."

Ilze pretende voltar a morar no Brasil?

Questionada pelo GZH se pretende voltar para o país, Ilze revelou que, junto de seu amado, pensa em viver entre os dois mundos: "A gente pretende ficar nos dois lugares. Gostamos muito do Brasil e daqui. Se pudéssemos, gostaríamos de ficar seis meses aí e seis meses aqui. Depende dos projetos, dos livros que eu estiver escrevendo. Gostaria de viajar contando histórias, é um sonho, a gente nunca sabe o que a vida nos reserva. E o Domenico também, porque ele pode exercer o trabalho dele de longe."

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X