Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Movimentação de cargas no Porto de Maceió recua mais de 10% em 2018, diz Antaq

No ano passado, passaram pelo terminal alagoano 1,76 milhão de toneladas, segundo levantamento da agência

A movimentação de carga no Porto de Maceió registrou uma queda de 10,61% em 2018, na comparação com o ano anterior, atingindo 1,76 milhão de toneladas, segundo dados divulgados nesta terça-feira (12), pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

De acordo com o levantamento, a queda foi puxada pelo setor de bebidas e líquidos alcoólicos, que registraram uma retração de 46,98% no ano passado. Em seguida aparecem o setor de produtos químicos orgânicos, que recuaram 21,79%, combustíveis minerais (-11,10%) e açúcar (com uma retração de 5,83%).

Leia também

O Porto da Braskem - que integra a categoria de terminais privados - também registrou uma retração na movimentação no ano passado, atingindo 874,9 mil toneladas - queda de 3,74% na comparação com 2017.

Em todo o País, segundo os dados da Antaq, setor portuário - que abrange portos organizados e terminais privados - movimentou 1,117 bilhão de toneladas em 2018, o que representa um crescimento de 2,7% em relação a 2017.

Segundo a agência, sozinhos,  os portos públicos movimentaram 374 milhões de toneladas em 2018, um aumento de 2,6% em comparação com 2017 (365 milhões de toneladas). Já os terminais privados movimentaram 743 milhões de toneladas no ano passado, um crescimento de 2,8% em relação a 2017 (723 milhões de toneladas).

O Porto de Santos liderou o ranking de movimentação no ano passado, com 107,5 milhões de toneladas. Em seguida aparecem Itaguaí (RJ), com 56,6 milhões de toneladas, Paranaguá-PR (48,5 milhões de toneladas) e Rio Grande-RS, com 27,2 milhões de toneladas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X