O Banco do Brasil (BB) anunciou a abertura de dois Programas de Demissão Voluntária (PDVs) com a previsão de adesão de cerca de 5 mil funcionários e o fechamento de 361 agências, inclusive, em Alagoas. Apesar da informação oficial, o Sindicato dos Bancários do estado não confirma o fechamento nem sabe apontar o número exato de agências que venham a fechar as portas.
De acordo com o presidente da categoria, Márcio dos Anjos, a decisão merece repúdio. "A respeito do nosso posicionamento, somos radicalmente contra qualquer medida que venha a trazer prejuízos ao país, a sociedade, ao banco e aos bancários, e essa 'restruturação' traz tudo isso. Como somos uma categoria de âmbito nacional, faremos todas as ações necessárias seguindo um cronograma nacional".
Leia também
Márcio explicou que a diminuição do quadro de funcionários e o fechamento de agências trazem precariedade nos serviços. "A sociedade é penalizada, e acaba ganhando força a ideia da privatização".
Uma articulação nacional, por sua vez, já teve início entre os sindicatos, visando amparar os servidores.
Conforme a nota da instituição, o número de adesões e o impacto financeiro serão informados ao mercado econômico e aos clientes após o encerramento dos períodos de adesão ao programa, que ocorrerá até 5 de fevereiro.
Em ambos os programas, a adesão é voluntária e de caráter pessoal. Os incentivos variam de acordo com as condições estabelecidas por programa e pelas condições de cada funcionário.