Os alunos do colégio Marista de Maceió venceram os Jogos Estudantis de Alagoas (JEAL) e vão representar o estado nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), na capital Natal, no Rio Grande do Norte, em setembro. Os estudantes irão competir na modalidade Handebol e na categoria infantil masculino.
A partir de agora, os campeões, que enfrentaram escolas de todos os municípios alagoanos, irão se preparar para competir contra os ganhadores de toda a região Nordeste. Segundo o técnico Eduardo Proffa, os meninos alcançaram o sucesso após muitas horas de treinos essenciais que já duram quatro anos.
Leia também
"Desde lá que treinamos e qualificamos os meninos para o melhor resultado, é ele veio. Bem melhor do que imaginávamos, mas sempre foi o que buscamos, sermos campeões", comemorou, antes de lembrar que o time amadureceu em razão de terem competido em diversas ocasiões anteriormente.
O pai de um dos atletas, Bruno Correia, explicou que a prática do esporte traz inúmeros benefícios, como: foco, disciplina, determinação e espírito de equipe. "Nós vibramos juntos, sofremos junto e comemoramos juntos também. É um orgulho e muita emoção a cada jogo, acompanhamos sempre e damos total apoio para os nossos atletas. Uma luta, muita dedicação da nossa parte, mas uma satisfação imensa em tê-lo no esporte."
Os alunos não escondem a felicidade com a conquista. Um deles, Leonardo Quintela Correia, foi direto e revelou o trato que fez com os colegas. "Tantas passadas, tantas corridas, tantos ataques, tantas defesas e ao final, o que mais queríamos, o troféu de campeão em nossas mãos. Somos atletas disciplinados que sabemos lidar com a responsabilidade com leveza. Nos comprometemos em raspar a cabeça caso fossemos os primeiros de Alagoas, e assim fizemos. Hoje somos os carecas de Alagoas", brincou.
Campeonato
O Jogos Estudantis de Alagoas (JEAL) é a maior competição esportiva estudantil do Estado de Alagoas e se divide em duas etapas. As escolas vencedoras da fase estadual e regional classificam para representar o estado de origem nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ).
As escolas de Alagoas são divididas por Gerências Regionais de Ensino (GEREs). O Colégio Marista de Maceió, por exemplo, faz parte da 1ª GERE, que compreende todas as unidades de ensino do Farol, desde o Cepa voltando para as escolas da Jatiúca indo até Paripueira e na outra extremidade até Santa Rita, passando pelas escolas do Pontal. Elas disputam entre si para buscar a classificação.
* Com informações da assessoria de comunicação.
