Depois de estrear na Série B, o CSA muda seus olhares para outro Nacional. Nesta terça-feira (19), às 19h, no Estádio Rei Pelé, o Azulão entra em campo pela 3ª fase da Copa do Brasil 2022. O adversário da vez será o América Mineiro, que disputa a Libertadores e estreia na competição justamente neste duelo.
Vale ressaltar que as regras para a 3ª fase da Copa são diferentes do início do torneio. Antes decidido em jogo único, a partir desta fase, a Copa do Brasil será decidida em jogos de ida e volta e sem vantagem do gol fora. Em caso de empate no agregado, confronto irá para as penalidades máximas. Quem passar de fase, arrecada R$ 3 milhões em premiação.
Leia também
Cenário
Dentro da competição desde a primeira fase, o CSA já está calejado na Copa do Brasil. Com a responsabilidade de representar Alagoas, o time marujo primeiro eliminou o Atlético de Alagoinhas, após empatar de 1 a 1. Já na 2ª fase não teve dificuldades e goleou o Paysandu por 4 a 1. Agora terá o seu primeiro desafio contra um clube de uma divisão acima.

Já o América faz sua grande estreia no torneio. Como prevê o regulamento, os times que disputam a Libertadores da América ganham vaga direta na 3ª fase da competição. Isso faz com que o Coelho tenha um calendário cheio, porém, o clube mineiro está confiante para repetir a campanha de 2020, quando chegou nas semifinais e só foi eliminado pelo campeão Palmeiras.
CSA
Com a disputa de 3º lugar do Alagoano e a estreia na Série B do Brasileiro, o CSA chega para o duelo com o calendário apertado. Durante o mês de abril inteiro, o Azulão conseguiu uma semana de folga, por isso, Mozart já tem tido alguns problemas em seu elenco. O meia Yann Rolim, por exemplo, já nem enfrentou o Ituano, por conta de uma lesão.
Os problemas não param por aí. O zagueiro Lucão e o meia-atacante Lourenço também são desfalques confirmados. Por já terem atuado na Copa do Brasil, por Mirassol e Avaí, respectivamente, os atletas estão proibidos de jogar pelo CSA no torneio. A parte boa é que Anderson Martins, Bruno Mezenga e Sassá possuem regularidade para atuar. Porém, o último está fora por condições físicas e não deve nem ficar no banco.

Diferentemente do duelo com o Ituano, onde Mozart escalou Anderson Martins como lateral esquerdo, a formação deve voltar ao 4-3-3 tradicional, com Anderson na zaga e Ernandes reassumindo a sua condição como titular. Sem um meia, Gabriel pode ser adiantado como camisa 10 e disponibilizar uma vaga de volante para Geovane. No ataque, Osvaldo disputa vaga com Marco Túlio.
Por isso, o Azulão do Mutange deve atuar com: Marcelo Carné; Igor, Werley, Anderson Martins e Ernandes; Geovane, Giva Santos (Bruno Mota) e Gabriel; Marco Túlio (Osvaldo), Felipe Augusto (Lucas Barcelos) e Rodrigo Rodrigues.
América-MG
O Coelho vive a temporada mais especial da sua história. Após conseguir a permanência na Série A de 2021, de quebra, o clube ainda fez história e se classificou para a Copa Libertadores da América. Na competição internacional, novamente aprontou para clubes tradicionais da América do Sul. Após eliminar o Guaraní do Paraguai e o Barcelona de Guayaquil, o time americano avançou para a fase de grupos.
A condição, inclusive, deixa o time com um calendário lotado no início do ano. Inclusive, será apenas o seu primeiro jogo na competição. Porém, a disputa da Copa não é a única novidade no América. Após a queda de Marquinhos Santos, o clube fechou a contratação do técnico Vágner Mancini, que conseguiu dar um novo ânimo à equipe. Além de ter empatado por 1 a 1 com o Atlético-MG na Libertadores, vem de vitória por 4 a 1 contra o Juventude, na Série A do Brasileirão.

Contudo, Mancini já tem problemas confirmados para o duelo com o Azulão. O lateral Marlon foi diagnosticado com um estiramento no joelho e está fora. O polivalente Lucas Kal, com dores, e o zagueiro Iago Maidana, que sofreu um entorse no tornozelo esquerdo, também não participam do duelo.
Por conta disso, Mancini não poderá repetir o time que goleou o Juventude e algumas peças podem surgir em um time misto. Recuperado de um problema no coração, o goleiro Matheus Cavichioli pode voltar ao time. O Coelho deve jogar com: Matheus Cavichioli; Patric, Conti, Éder e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho e Alê; Felipe Azevedo, Everaldo e Paulinho Boia.
Arbitragem
Quem comanda o apito no duelo de logo mais é um personagem famoso. Vindo a Federação do Rio Grande do Sul, Leandro Pedro Vuaden (CBF/RS) portará o apito. Vuaden terá as assistências de Jorge Eduardo Bernardi (CBF/RS) e José Eduardo Calza (CBF/RS). José Ricardo Vasconcellos Laranjeira (CBF/AL) será o quarto árbitro. A terceira fase da Copa do Brasil ainda não contempla a presença do árbitro de vídeo (VAR).
