
A Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) prendeu, nessa quarta-feira (16), um funcionário de uma empresa de telemarketing localizada em Maceió, suspeito de utilizar equipamentos eletrônicos para realizar fraudes bancárias.
O homem, identificado como R.S.D.O., foi capturado durante patrulhamento realizado pela guarnição ROTAM 02, após denúncia de que ele estaria envolvido em um esquema criminoso de clonagem de dados de clientes.
Leia também
A fraude consistia no uso de dispositivos eletrônicos para clonar dados bancários de clientes, os quais eram usados com o fim de realizar compras diversas e outras transações fraudulentas.
O valor do prejuízo causado, até o momento, foi estimado em R$ 5 milhões apenas em Alagoas, mas as investigações apontam que o montante pode chegar a R$ 30 milhões em golpes aplicados em todo o Brasil.
De acordo com informações da Polícia Militar, a guarnição foi informada de que o suspeito estava utilizando um microkit keylogger, um dispositivo capaz de capturar senhas e dados bancários digitados em teclados de computadores.
Durante a abordagem, a PM apreendeu vários itens relacionados ao crime, incluindo 1 microkit keylogger com 4 componentes eletrônicos, 1 fone de ouvido modelo VX, 1 celular iPhone 15 Pro Max (cor cinza), 1 celular Samsung Galaxy J7 Prime e 2 chaves eletrônicas.
O suspeito foi autuado com base no artigo 155 do Código Penal, referente ao furto qualificado, e encaminhado para a Delegacia de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), onde os procedimentos legais seguirão para identificar outros membros do grupo e os métodos usados para realizar as fraudes em larga escala.
O caso segue sob investigação, e a Polícia Civil (PC) pede que qualquer pessoa que tenha sido vítima desse tipo de golpe entre em contato para registrar a ocorrência e ajudar nas investigações.