A Copa do Brasil de 2022 já vai começar com uma decisão daquelas bem difíceis para o futebol alagoano. No Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, o ASA entra em campo para encarar o Cuiabá, time da elite do futebol brasileiro. O duelo está previsto para começar às 21h30 e, como será decidido em jogo único, já conheceremos o classificado nesta noite. Quem avançar, encara o vencedor de Lagarto x Figueirense.
Cenário
A vida do ASA em 2022 tem sido bem menos desgastante que em outras temporadas. Após uma campanha tranquila e uma classificação antecipada na Copa Alagoas, o Fantasma pode manter o foco no Nacional. Além disso, ainda está invicto no Campeonato Alagoano, onde é, atualmente, o segundo colocado. Na temporada, o Gigante sofreu apenas um revés.
Por outro lado, a vida do Cuiabá também tem sido bem tranquila em 2022. Diferentemente do seu adversário, o Dourado só disputa uma competição nesse primeiro semestre, que é justamente o Campeonato Mato-grossense. No seu Estadual, a vida está tranquila até o momento, já que o Cuiabá liderou com folga na primeira fase e se classificou direto para as semifinais. Em 2022, a equipe venceu sete jogos, empatou um e perdeu um.

Regulamento
Na 1ª fase da Copa do Brasil o regulamento é um pouco diferente. Apesar de ser reclamado por uma parte de torcedores, no primeiro confronto o time visitante tem a vantagem do empate, por ser o melhor ranqueado no Ranking da CBF. Com isso, o ASA só poderá avançar de fase caso vença este jogo.
ASA
Retornando para a Copa do Brasil, após passar 2020 e 2021 fora, o Gigante não teria pior momento na temporada para estrear o seu novo treinador. Após a saída de Celso Teixeira, que acertou com o Brasiliense, o ASA anunciou a contratação do técnico Renatinho Potiguar, jovem treinador e ex-jogador do Gigante. O profissional deverá fazer sua estreia, justamente, contra o Cuiabá.
Por outro lado, o Gigante ganhou uma nova peça para a lateral esquerda, já que Wendel foi regularizado na semana passada e estreou na vitória, por 5 a 1, contra o FF Sport Atalaiense, pela Copa Alagoas. No mais, os desfalques devem seguir os mesmos das últimas semanas. O atacante Roger Gaúcho é a falta mais sentida.

Artigos Relacionados
Porém, para sua posição, uma nova esperança surge, que é o atacante Lucas Gaspar, autor de três gols na última vitória do Alvinegro. Gaspar deve brigar com Xande por uma vaga no provável trio de ataque. Na defesa, André Nunes tem grandes chances de assumir o papel de titular, no lugar de Lucca, porém, briga com Éverton.
No mais, as peças principais devem ser mantidas por Renatinho Potiguar, como Anderson Feijão e Júnior Viçosa, principais artilheiros do clube na temporada. Levando isso em conta, o Fantasma deve jogar com: Deola; Michel, Benne, André Nunes (Éverton ou Lucca) e Assis; Jorginho, Fidélis (Magal) e Valdívia (Sávio); Anderson Feijão, Xande (Lucas Gaspar) e Júnior Viçosa.
Cuiabá
O Dourado entra fácil na lista dos clubes mais emergentes do futebol brasileiro. Em 2017, por exemplo, enfrentou o próprio ASA na Série C do Campeonato Brasileiro e, em 2022, disputará sua segunda temporada seguida na Série A. Porém, a ascensão não apareceu na Copa do Brasil de 2021, onde caiu logo na segunda fase, ao perder nos pênaltis para o 4 de Julho, outro time que disputa a Série D.
A semelhança com o adversário desta noite é que o Auriverde também mudou o comando técnico. Após a saída de Jorginho, na virada do ano, o Cuiabá anunciou o seu substituto há pouco tempo. Pintado foi anunciado há pouco mais de duas semanas e segue invicto no comando da equipe.

Para o duelo, o treinador experiente pretende manter a base que veio competindo no Estadual. Porém, Pepê é o único desfalque confirmado, já que está com um problema muscular. Fora isso, apenas algumas peças podem ser mudadas para evitar o desgaste. Igor Cariús (ex-ASA), Paulão (ex-ASA) e Élton (ex-CRB), prováveis titulares, já atuaram no futebol alagoano e devem ajudar. Com isso, o Cuiabá deve jogar com: Walter; João Lucas, Paulão, Alan Empereur e Igor Cariús; Camilo (Osório), Rafael Gava e Rodriguinho; Alesson, Everton Cardoso e Élton.
Arbitragem
A arbitragem virá direto da Federação Paulista de Futebol, do quadro da CBF. O dono do apito será Vinicius Gonçalves Dias Araujo (CBF-SP). Já portando as bandeirinhas, teremos Evandro de Melo Lima (CBF-SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (CBF-SP). O quarto árbitro será José Jaini Oliveira Bispo (CBF-AL). Na 1ª fase da Copa do Brasil ainda não há presença do VAR.