O Ministério da Cultura e do Esporte da Espanha, por intermédio do ministro Miquel Iceta, tratou de recriminar a atitude de Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola, com Jenni Hermoso, camisa 10 da seleção, durante a cerimônia de entrega da medalha de ouro para a equipe campeã da Copa do Mundo Feminina.
O dirigente segurou o rosto da camisa 10 e deu um beijo na boca, provocando um momento extremamente constrangedor durante a festa da seleção da Espanha, que se sagrou campeã mundial ao bater no domingo a Inglaterra por 1 a 0, em Sydney, na Austrália.
Leia também
– Isso me parece inaceitável. Vivemos um momento de igualdade, de direitos e de respeito para com as mulheres. Todos temos que ser especialmente cuidadosos em nossas atitudes e nossas ações – reclamou o ministro.
– Creio que é inaceitável beijar os lábios de uma jogadora para parabenizá-la – comentou, em entrevista concedida à Rádio Nacional da Espanha.
Nos vestiários, Hermoso afirmou que não gostou da atitude de Rubiales. Posteriormente, em entrevista, amenizou o tom de crítica ao dirigente máximo da federação espanhola.
– A primeira coisa que deve se fazer é dar explicações e pedir desculpas. Isso é o lógico e o mais razoável a se fazer. Quem tem responsabilidade pública tem que ser cuidadoso, porque transmite uma mensagem à sociedade, e a mensagem tem que ser: igualdade de direitos é respeito – acrescentou Iceta.
Rubiales se exaltou ao responder questionamentos sobre a atitude criticada nesta segunda-feira pelo ministro do esporte espanhol.
– O beijo com Jenni? Idiotas existem em toda parte. Quando duas pessoas têm uma demonstração de carinho sem importância não podemos fazer caso às idiotices – disse.
A Real Federação Espanhola ainda não se manifestou sobre o ocorrido, assim como a comissão técnica campeã mundial no último domingo.
– O que mais gostaria é ouvir as explicações do presidente e também que peça desculpas, porque, quando ver as imagens, se dará conta do que fez e no momento não tinha em mente – concluiu o ministro do esporte espanhol.