Dessa vez a lógica prevaleceu. Na final da classe 7 do tênis de mesa, nesta segunda-feira, Israel Stroh reencontrou o britânico Will Bayley, atual campeão do mundo e líder do ranking. Na estreia da fase de grupos, vitória do brasileiro por 3 a 1. Na decisão pelo ouro, porém, Bayley devolveu o placar. E a medalha de prata que ele havia conquistado em Londres 2012 mudou de cor. No fim, restou a Israel se cobrir com a bandeira do Brasil e saudar a torcida no Riocentro, comemorando a primeira medalha individual do país na modalidade em uma Paralimpíada.
Confiança não faltava a Israel, número 12 do ranking mundial e medalha de ouro por equipes e prata no Parapan de Toronto, ano passado. Na campanha da Rio 2016 ele havia vencido, além do britânico, os três primeiros do mundo. Em um primeiro set equilibrado, os dois mesatenistas forçaram o saque e tiveram problema para responder aos ataques. Muitas bolas ficaram na rede, mas no fim Bayley errou menos e levou a primeira parcial por 11-9. No segundo set, Israel começou mais agressivo, abrindo 3-0 explorando os erros do britânico, que pediu tempo. O brasileiro fez 7-3 e Bayley passou a esfriar o jogo. Não adiantou. Israel explorou bem os erros do adversário, venceu por 11-5 e empatou a final.
Leia também
Os dois tenistas arriscaram mais no terceiro set. O equilíbrio voltou. Depois de ceder o empate em 4-4 com duas bolas na rede, Israel pediu tempo. Bayley ficou na rede três vezes seguidas e passou a 9-7. Mas Israel devolveu duas bolas para fora e o jogo ficou empatado 9-9. Em um lance de sorte do britânico, a bola bateu na fita e morreu do lado de Israel. No lance seguinte, o brasileiro atacou para fora, Bayley venceu por 11-9 e fez 2 a 1.
O número 1 do mundo começou o quarto set dominando as ações e abriu 5-2. Foi mais agressivo e forçou o brasileiro a cometer mais erros. E em uma bola fora de Israel, o britânico fechou o set em 11-4 e o jogo em 3 a 1. Subiu na mesa para comemorar com a torcida britânica formada pela delegação do país. Ao descer, levou um cartão amarelo da juíza e deu-lhe um abraço.

Aos 30 anos, o santista Israel Pereira Stroh teve problemas na hora do parto que comprometeram os movimentos de seus membros. Formado em jornalismo, exerceu a profissão, mas largou para se dedicar somente ao esporte. E nesta segunda ele foi recompensado com a medalha de prata.
O tênis de mesa do Brasil briga por duas medalhas de bronze nesta terça, quando Danielle Rauen enfrenta Karolina Pek, pela classe 9, às 16h45, e Bruna Alexandre enfrenta a dinamarquesa Sophie Wallloe, pela classe 10. A partir de quarta-feira começam as disputas por equipes masculinas e femininas.
Israel Stroh x Bayley - final tênis de mesa paralimpíada rio 2016 (Foto: André Durão)
Descrição da foto: Israel Stroh comemora a medalha de prata enrolado com a bandeira do Brasil (Foto: André Durão)
Campanha de Israel Stroh na Rio 2016:
Fase de grupos
Israel Stroh (BRA) 3 x 1 Will Bayley (GBR)
Israel Stroh (BRA) 1 x 3 Keli Liao (CHN)
Oitavas de final
Israel Stroh (BRA) 3 x 2 Mykhkaylo Popov (UCR)
Quartas de final
Israel Stroh (BRA) 3 x 1 Maxym Nikolenko (UCR)
Semifinal
Israel Stroh (BRA) 3 x 2 Shuo Yan (CHN)
Final
Israel Stroh (BRA) 1 x 3 Will Bailey (GBR)