Os agentes socioeducativos que prestam serviço nas Unidades de Internação Masculina (UIM) de Maceió suspenderam uma paralisação marcada para este fim de semana, após o Estado afirmar que concederia reajuste salarial.
Os profissionais reivindicavam aumento salarial de 15% junto à Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev).
Leia também
De acordo com assessoria de comunicação da Seprev, o encontro entre o sindicato, os agentes e o secretário-executivo, Erivaldo Teixeira, surtiu efeito na manhã desta sexta-feira (7).
Após determinação do governador Renan Filho (PMDB), a Secretaria informou que vai conceder 5% de reajuste, a ser pago em parcela total na próxima terça (11), em folha suplementar, pois é retroativo ao mês de junho.
Por sua vez, o estado, conforme disse a assessoria, vai se empenhar para liberar os outros 11% de aumento. "Dentro de dois meses, a secretaria vai batalhar para conseguir o restante, mas tudo será concedido. Quanto aos demais itens da pauta de reivindicação, a secretaria também garantiu atendê-los, que são os uniformes novos e a carteira de identificação funcional. Em trinta dias, eles receberão os materiais".
As negociações tiveram início nesta semana, porém, o pleito é antigo, já que os salários estão defasados há algum tempo. Inclusive, a categoria havia marcado uma paralisação para este fim de semana, como forma de chamar a atenção do Estado.
"Os agentes suspenderam a paralisação após o encontro. A negociação da categoria é diretamente com a Seprev, pois eles não são efetivos nem comissionados, não sendo, portanto, contemplados com o reajuste salarial concedido pelo governo no mês passado", acrescentou a assessoria.
Ao todo, o Estado conta com 454 agentes socioeducativos para fazer a segurança de nove unidades de internação na capital.