Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Apenas 12% dos reeducandos de Alagoas vão participar do Encceja este ano

Nível de escolaridade deles é baixa; dos 100 participantes do exame em 2018, apenas três foram aprovados

Em Alagoas, a previsão é de que 12% dos reeducandos participem do Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em 2019. Apesar de o dado ser crescente, a porcentagem de participantes ainda é considerada pequena, visto que, de acordo com dados nacionais, a maioria dos presos brasileiros não tem os certificados de conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio.

O Estado tem cerca de 4.600 detentos. Desses, apenas 550 devem participar do exame este ano. No ano passado, o número foi ainda menor: o total de inscritos foi de 388 entre Ensino Fundamental e Ensino Médio. No entanto, o resultado foi bom. Mais da metade conseguiu ser aprovado ou adquiriu proficiência, sendo 145 do Ensino Fundamental e 91 do Ensino Médio.

Leia também

Socioeducandos

Porém, a realidade não é a mesma para os socioeducandos que participaram do Encceja em 2018. À época, dos 105 inscritos, apenas três foram aprovados. Este ano, a previsão no número adolescentes inscritos é a mesma que a do ano anterior: cerca de 100. No total, o estado tem 318 socioeducandos.

"A maioria dos reeducandos chega ao presídio analfabeto ou semianalfabeto, isso é um reflexo nacional. Mas, nós da Seris, acreditamos que há vetores para a ressocialização. O trabalho e a educação, são os principais deles. E estamos dando atenção a isso e cada vez mais melhorando nossos índices", disse o Coronel Marcos Sérgio, secretário de Ressocialização e Inclusão Social.

Encceja para detentos

Começou na segunda-feira (15) a matrícula de pessoas privadas de liberdade no Encceja, o exame que garante aos aprovados a certificação de conclusão dos estudos nos níveis fundamental e médio. A prova é aplicada, também, em diferentes datas, para brasileiros em territórios nacional e internacional.

O Encceja testa os níveis de conhecimento em Ciências da Natureza, Ciências Humanas e  Linguagens. O exame é voluntário, gratuito e destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X