Lançado em outubro de 2015, o aplicativo "IMA Denuncie" já recebeu 785 denúncias. A maioria delas se refere ao lançamento de esgoto sem tratamento, mas a população também tem denunciado desmatamento, disposição irregular de resíduos sólidos e comércio clandestino de animais silvestres.
Com o uso do aplicativo, o número de infrações denunciadas subiu, em média, de 23, que eram recebidas via Canal Verde, para mais de 200 por mês.
Leia também
O gerente de Monitoramento e Fiscalização do Instituto, Ermi Ferrari, explica que o aplicativo é mais uma das ferramentas adotadas pela equipe para ampliar e melhorar o trabalho realizado.
"O fácil acesso permite ao usuário do serviço identificar o tipo, descrever, colocar ponto de referência, endereço e foto do local da denúncia, de forma rápida e anônima", explicou Ferrari.
As informações recebidas passam por um processo de filtragem. "Há uma triagem das denúncias. Muitas são feitas em Maceió, mas a fiscalização é de competência da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma). Nesses casos, encaminhamos para os setores responsáveis", explica Ferrari.
As que são de competência do órgão, são repassadas para as equipes de fiscalização, que são divididas por áreas geográficas do estado.
Do número total de denúncias recebidas, 69 já foram conferidas pelas equipes do IMA. "Após a apuração, 55 tiveram processos administrativos abertos e 14 não procediam", disse o gerente.

Para os usuários, os APPs
facilitam a comunicação da população com as entidades administrativas. O especialista no desenvolvimento de códigos para aplicativos, Bruno Serrão, já utilizou o "IMA Denuncie" para informar sobre
o lançamento irregular de esgotos nas praias da Jatiúca e da Ponta Verde.
"Quando fiz a denúncia, o instituto retornou o contato por e-mail informando que estava ciente da situação e que estava tomando as devidas providências. Em outro momento, tentei entrar em contato com uma outra secretaria, para fazer uma reclamação, e o contato foi impossível. Mesmo em horário comercial, não atendiam ao telefone exclusivo para denúncia", relembra Serrão.
Com os smartphones estão em alta e mais acessíveis, o especialista Bruno Serrão, acredita que investir no desenvolvimento de aplicativos desta natureza traz benefícios para a população, pois torna a comunicação mais dinâmica. "Se é pra facilitar a comunicação entre a população e o administrativo, toda ferramenta é bem vinda. Os órgãos estão prestando atenção nesta parcela da população e criando aplicativos com o objetivo de encurtar a burocracia".
O "IMA Denuncie" está disponível para ser baixado e utilizado para os telefones que operam com o sistemaAndroide o sistemaIOs.Além do aplicativo, as pessoas também podem entrar em contato com o órgão por outros canais de comunicação, como as redes sociais, o site e o canal verde 0800 082 1523.