Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Governador inaugura novo IML e diz que objetivo do estado é investir na Perícia

Prédio possui estrutura física e equipamentos modernos; objetivo de deixar a segurança pública mais apta no combate a violência

O Governo do Estado entregou, na manhã desta segunda-feira (18), a nova sede do Instituto Médico Legal (IML), localizado no bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió. O novo local tem capacidade para receber até 88 corpos.

Construído em uma área de 3.791,70 m², o novo prédio é fruto de investimento superior a R$ 25 milhões feita com recursos próprios, entre estrutura física e equipamentos modernos, com salas de refrigeração e scanner para detectar as causas de uma morte. A nova estrutura está dividida em sete blocos, entre eles o bloco de informação e atendimento à população, seguido dos blocos de setores administrativos, exames em vivos, refeitório, exames em mortos, exames em corpos em estado avançado de decomposição e subestação e casas de máquinas.

Leia também

O governador Renan Filho disse que a inauguração do IML vai deixar a segurança pública cada vez mais apta no combate à violência. Segundo ele, esse IML é um dos mais modernos do Brasil. Ele lembrou também que, além de ajudar no esclarecimento de crimes, o Instituto também atende pessoas vivas.

"O IML atende casos de violência contra mulheres e crianças, violência de gênero, atende as pessoas que são detidas, que passam pelo IML antes de subir para o sistema prisional. É um equipamento fundamental que Alagoas nunca teve. O estado  tinha um IML funcionando num prédio emprestado ao estado".

Renan afirmou que um dos objetivos do estado é investir na Perícia. Por isso, disse que vai convocar todos os aprovados que o último concurso permitir. "O estado está no limite da LRF, então temos uma limitação legal, mas todos aqueles que pudermos convocar, vamos fazê-lo. Já conversei com o Gabinete Civil a respeito disso e com a secretaria e estamos atuando nisso".

De acordo com o governador, esse equipamento é muito mais moderno e humanizado. "No IML anterior, éramos obrigados a reunir numa mesma sala uma mulher vítima de violência, uma criança e uma pessoa vítima de violência de gênero. Aqui não, temos salas separadas e humanizadas, com acessos diferentes".


			
				Governador inaugura novo IML e diz que objetivo do estado é investir na Perícia
FOTO: Larissa Bastos

Renan Filho disse que está estudando o formato da carreira dos médicos do IML. "Já temos médicos legistas e talvez precisemos de mais. O estado vai discutir com a categoria e ver qual o melhor caminho, se a gente abre novos concursos. Também estamos no limite da LRF e no final de um mandato. Temos que analisar tudo isso, mas o fundamental é que o novo IML já tem condições de funcionar de uma forma muito mais decente".

Atrasos nas obras

Sobre os atrasos nas obras, Renan disse que o IML não tinha recursos previstos pelo governo passado. "Nós a fizemos 100% com recursos próprios e isso é algo muito simbólico, porque você precisa conseguir o recurso, fazer o projeto, colocar pra andar. Tivemos sim que colocá-la dentro do cronograma que o nosso financeiro permitia. No passado, tentaram fazer essa obra com um empréstimo, mas depois usaram o dinheiro do empréstimo pra outra coisa e essa obra ficou parada".

Ele afirmou também que precisou fazer algumas readequações no projeto, como no tratamento de efluentes humanos.

Presente à solenidade de inauguração, o Secretário de Estado da Segurança Pública de Alagoas, coronel Lima Júnior, ressaltou a importância do IML na reestruturação da segurança pública do Estado. "Nós estamos entregando hoje o primeiro IML à população alagoana, haja vista que o IML que funcionava até hoje era emprestado da faculdade de medicina. Então, isso demonstra o compromisso, a vontade de quebrar paradigmas e trazer para a população o melhor serviço público".

Segundo o secretário, o novo IML representa um avanço não somente nas instalações físicas, mas também nos equipamentos que compõem a nova sede, que permitirão a prestação de melhores serviços para quem trabalha no local.

"Um bom trabalho do IML e da Perícia, reflete no bom trabalho da Polícia Civil e, consequentemente, fortalece o atendimento ao público", afirmou.

De acordo com Lima Júnior, cerca de 70% dos serviços do IML são realizados em pessoas vivas. "Um grande avanço que tivemos é a Sala Lilás, onde a mulher vítima de violência física e sexual terá uma sala condizente para que médicos e peritos que aqui trabalham realizem seus exames de maneira digna", pontuou o secretário.

Reserva técnica Uncisal

Ainda durante a inauguração, Renan Filho falou sobre a convocação da reserva técnica da Uncisal. Ele disse que a reserva já foi convocada e que o restante, na verdade, não são da reserva técnica, mas sim pessoas que também foram aprovadas.

"As pessoas dão esses nomes. Agora na Polícia Militar temos os aptos. A gente já convocou e vamos fazer funcionar novos hospitais, o que vai gerar muitos empregos e vão atender a população. Enquanto a imprensa se preocupa com quem vai trabalhar no hospital, eu me preocupo com quem vai ser atendido. Acho que essa tem que ser a preocupação", disse Renan.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X