A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou nesta quinta-feira (14), àGazetaweb, que o estoque de bolsas de sangue no Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está com apenas 34% do mínimo ideal por dia. Para cinco tipos sanguíneos, o nível é considerado crítico. O Hemoal conta hoje com apenas 102 bolsas de sangue, quando o ideal seriam 300 bolsas/dia.
De acordo com a assessoria da Sesau, os tipos sanguíneos: A+, B+ AB+, O- e AB- estão em estado crítico, com uma quantidade zerada de bolsas de sangue ou perto de zero. Para isso, o órgão está convocando os doadores para comparecer aos hemocentros do estado, em Maceió ou em Arapiraca, ou também no ônibus de coleta que circulam pelas cidades.
Leia também
Devido à alta demanda em decorrência as festas de fim de ano, o Hemoal espera que os doadores compareçam para reposição do estoque.
Postos Fixos
Os voluntários também podem se dirigir aos postos fixos do Hemoal. Além da unidade Trapiche, localizada na Rua Dr. Jorge de Lima, as doações podem ser realizadas na unidade Farol, no Hospital do Açúcar.
A unidade Farol atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, e a do Trapiche, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 17h.
No interior, as doações podem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), localizado na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, sempre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.
Requisitos para doação: